Banca de DEFESA: JANGIRGLÉDIA DE OLIVEIRA

DISCENTE: JANGIRGLÉDIA DE OLIVEIRA
DATA: 20/12/2018
LOCAL: Auroras, sala 203, bloco A.

PRODUÇÃO DE BIOGÁS A PARTIR DE SUBSTRATOS ORGÂNICOS EM BIODIGESTORES: ESTUDO NA MACRORREGIÃO DO MACIÇO DE BATURITÉ-CE

Energia Renovável. Biomassa. Tecnologia Sustentável. Maciço de Baturité. Sustentabilidade.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Meio Ambiente E Agrárias

O esgotamento dos recursos naturais não renováveis e a crise energética vivenciados hodiernamente evidenciam a necessidade cada vez mais urgente de se buscar fontes alternativas de energia que apresentem viabilidade econômica e, ao mesmo tempo, possam promover a sustentabilidade ambiental. Pesquisas e projetos em execução em vários países, inclusive no Brasil, apontam o biogás como alternativa sustentável, uma vez que a biodigestão dos resíduos sólidos possibilita mitigar concomitantemente problemas de demanda energética, gestão de resíduos e emissões de gases de efeito de estufa (GEE), contribuindo para a solução de diversos problemas ambientais antrópicos. Diante desse cenário o presente estudo consiste em investigar a produção de biogás a partir de diferentes substratos orgânicos de origem animal utilizados em biodigestores existentes no Maciço de Baturité no Ceará. Para tanto, foi realizado mapeamento dos biodigestores existentes na região, sendo procedida a medição e análise do biogás produzido, no que se refere à concentração dos gases: metano (CH4), sulfeto de hidrogênio (H2S), dióxido de carbono (CO2), oxigênio (O2) e monóxido de carbono (CO). A partir dos dados obtidos foi possível identificar a qualidade do gás e seu potencial calorífico, bem como comparar os gases produzidos por diferentes tipos de biomassa. Discutiu-se ainda a relevância da instalação do biodigestor para a sustentabilidade bem como a produção de biogás a partir de biodigestores como fonte alternativa de produção de energia para o Maciço de Baturité. No aspecto metodológico, trata-se de pesquisa aplicada utilizando-se da abordagem quantitativa e qualitativa e do método indutivo. É exploratória e descritiva, cujos procedimentos perpassam pela pesquisa bibliográfica, de campo e de laboratório, sendo utilizadas técnicas da observação e da pesquisa documental. A presente investigação mostrou que na região do Maciço de Baturité, há biodigestores em 38,5% dos municípios, contudo a quantidade de biomassa diversificada existente no território daria para suprir vários biodigestores, visto que a região apresenta potencial para a instalação dos mesmos. Dos reatores instalados na região 87,5% é modelo indiano, e os demais canadense. A produção de biogás a partir de biodigestores é uma alternativa relevante, viável e sustentável para a região do Maciço de Baturité, contribuindo no âmbito social, econômico e ecológico do território local e regional, cujos benefícios ambientais alcançam proporcionalidade global. Apesar da pesquisa no âmbito da produção do biogás está sendo ampliada nas últimas décadas, bem como a difusão da relevância de sua utilização, a seara de possibilidades de investigação é ampla, portanto, há muito o que avançar tanto na pesquisa quanto na execução. Diante do exposto, espera-se que as pesquisas e práticas inovadoras de produção de biogás continuem em ascensão, sendo percebida e reconhecida cada vez mais sua relevância e potencializada sua aplicação por parte do governo, da iniciativa privada e da sociedade em geral, contribuindo também para a pesquisa e o desenvolvimento do país.

Interno - 2151125 - ANTONIO ROBERTO XAVIER
Externo à Instituição - ARI CLECIUS ALVES DE LIMA - Nutec