Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA DA SILVA FREITAS

DISCENTE: PRISCILA DA SILVA FREITAS
DATA: 07/12/2018
LOCAL: Sala da pós-graduação - Curso de Farmácia - Universidade Federal do Ceará

Efetividade clínica de enxaguatórios bucais à base de aroeira-do-sertão e alecrim-pimenta contra a gengivite e o biofilme oral

Descritores: Placa Dentária (D003773). Gengivite (D005891). Plantas Medicinais (D010946). Odontologia (D003813).

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Odontologia Social e Preventiva

O biofilme dental é o principal fator etiológico da cárie e das doenças periodontais. Dessa forma, o sucesso da prevenção e do tratamento dessas afecções está diretamente relacionado ao controle de placa bacteriana, realizado por meio de sua remoção mecânica durante a escovação. Entretanto, uma grande parcela de indivíduos falha nesse controle, sendo necessário o uso complementar de agentes químicos. As pesquisas a respeito de plantas medicinais e sua utilização crescente na saúde têm estimulado o estudo de extratos de plantas para o uso em Odontologia como forma de controle químico do biofilme dental. Várias pesquisas experimentais e uns poucos ensaios clínicos avaliaram e validaram atividades anti-inflamatória e antimicrobiana de extratos de Aroeira-do-sertão e de Alecrim-pimenta. Diante do exposto, este estudo objetiva avaliar clinicamente a efetividade de enxaguatórios bucais à base de Aroeira-do-sertão e Alecrim-pimenta na redução do biofilme dental e do sangramento gengival em adultos usuários do serviço público de saúde do município de Capistrano-CE diagnosticados com gengivite. Para tal, será realizado um estudo longitudinal, prospectivo e do tipo ensaio clínico, duplo cego, testando três enxaguatórios bucais à base de Aroeira-do-sertão e de Alecrim-pimenta e utilizando a Clorexidina 0,12% como substância controle. A população será composta por todos os usuários maiores de 18 anos, atendidos na Unidade Básica de Saúde de Carqueja no período de abril a julho de 2018. Os usuários diagnosticados com gengivite que se enquadrem nos critérios de inclusão serão convidados a participar desse estudo e a assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Portanto, a amostra será do tipo não-probabilística, por conveniência e consistirá em no máximo 120 indivíduos. Para coleta de dados serão utilizados: 1) uma entrevista semiestruturada com o intuito de averiguar os hábitos de higiene oral e a saúde sistêmica dos pesquisados; 2) exame clínico para verificar o grau de inflamação gengival por meio do Índice de Sangramento Gengival (ISG) e do Índice de Higiene Oral Simplificado (IHO-S), ambos serão anotados em fichas padronizadas. A aferição dos índices ocorrerá em quatro momentos: exame inicial, após 10 dias de uso do produto, após 21 dias de uso e 1 mês após o término do tratamento. Os enxaguatórios bucais foram formulados no Laboratório de Farmacotécnica da Universidade Federal do Ceará. Este estudo seguirá todos os preceitos éticos preconizados pela comunidade científica, foi submetida à apreciação e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira sob parecer número 2.322.720. A perspectiva dessa pesquisa é comparar as soluções testadas entre si e com a Clorexidina com o intuito de aferir a eficácia clínica de cada uma delas, existindo a possibilidade de que essas novas soluções possam ser empregadas nas rotinas clínicas de consultórios odontológicos.

Presidente - 1988601 - DANIEL FREIRE DE SOUSA
Interno - 2863544 - JULIANA JALES DE HOLLANDA CELESTINO