Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE WESLLEY GONÇALVES DE OLIVEIRA

DISCENTE: JOSE WESLLEY GONÇALVES DE OLIVEIRA
DATA: 07/12/2018
LOCAL: Sala da pós-graduação - Curso de Farmácia - Universidade Federal do Ceará

A RELAÇÃO ENTRE FATORES NÃO BIOLÓGICOS, CONDIÇÕES SISTÊMICAS, DIETA CARIOGÊNICA E UM GEL DENTAL DE ALFAVACA-CRAVO NA SAÚDE BUCAL DE FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA CEARENSE

Dentifrícios (D003802), Fatores de risco (D012307), Ocimum (D031339), Questionário (D011795), Saúde bucal (D009909).

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Meio Ambiente E Agrárias

A epidemiologia é a ciência que estuda a distribuição de fenômenos sobre o processo de saúde/doença nas populações humanas. Fatores sociais, demográficos, econômicos, culturais e políticos são elementos determinantes sobre essas condições de saúde e podem manifestar-se de diferentes formas sobre o indivíduo. Na saúde bucal, as interferências desses elementos possuem grande interesse científico, possibilitando em um estudo a identificação desses eventos no processo de adoecimento, contribuindo também para um melhor planejamento de ações diversas. Esse trabalho objetiva determinar a relação entre fatores não biológicos, incluindo o uso de gel dental de Alfavaca-cravo, condições sistêmicas e dieta cariogênica com as condições de saúde oral de funcionários de uma empresa cearense. A presente pesquisa está dividida em duas etapas, a primeira fase já está sendo conduzida e caracteriza-se por ser um estudo do tipo quantitativo, individualizado, prospectivo e transversal. A segunda fase será um estudo longitudinal, intervencional do tipo ensaio clínico, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo e paralelo. O estudo está sendo realizado na empresa calçadista Dakota Nordeste S/A. A amostra de 213 participantes está sendo composta por funcionários recrutados de forma randomizada, considerando o processo de aleatorização mediado por sorteio com reposição. Depois de esclarecidas as dúvidas e assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) tem sido aplicado um questionário contendo perguntas sobre os aspectos socioeconômicos, hábitos de higiene bucal, comportamento em saúde oral, conhecimento em patologias orais, consumo de alimentos cariogênicos, condições de saúde sistêmica e estilo de vida. Em seguida, uma minuciosa avaliação clínica era realizada, por meio de uma técnica de observação direta e indireta, todos os dentes foram examinados e registrados no odontograma, obtendo-se o Índice CPO-D (quantidade de dentes cariados, perdidos e obturados), bem como, a presença de cálculo supragengival e os Índices de Sangramento Gengival e de Placa Bacteriana (ISG e IPL). Os dados coletados na primeira etapa do estudo foram tabulados no Programa Excel for Windows® 2013 e processados com o software EPIINFOTM versão 7.2.1.0. Os princípios éticos da pesquisa científica foram resguardados. Participaram do estudo 25 funcionários, com média de idade de 30,5 anos, dos quais 76% eram do sexo feminino, 36% eram solteiros e 36% possuíam união estável. O nível de escolaridade de 72% era nível médio, dos quais 83% já o tinham concluído. Em relação à autoavaliação da higiene bucal, 40% dos participantes afirmaram ter uma boa condição de higiene oral. Dos participantes, 36% relataram ter o hábito de ingerir doces entre as refeições. Quanto ao consumo de alimentos cariogênicos, sobressaíram-se os seguintes alimentos: café com açúcar (5,64); o suco de frutas com açúcar (3,64) e sobremesa (3,40). No que diz respeito à saúde geral, 12% dos participantes apresentavam problemas sistêmicos crônicos, representados pela diabetes, hipertensão e gastrite. Em relação à avaliação da cavidade oral, o Índice CPOD médio foi de 12,6 e o Índice de Sangramento Gengival e de Placa Bacteriana foi de 12,75% e 12,52%, respectivamente. Em conclusão pode-se considerar que os fatores socioeconômicos e culturais tiveram influência no conhecimento em Saúde Bucal.

Presidente - 2863544 - JULIANA JALES DE HOLLANDA CELESTINO
Interno - 1988601 - DANIEL FREIRE DE SOUSA