Notícias

Banca de DEFESA: ANA LUCIA NOBRE DA SILVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA LUCIA NOBRE DA SILVEIRA
DATA: 30/08/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 203, Bloco C, Campus das Auroras
TÍTULO:

EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS LABORAIS SUSTENTÁVEIS COM PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE NO MACIÇO DE BATURITÉ/CE


PALAVRAS-CHAVES:

Privados de liberdade. Ressocialização. Educação de Jovens e Adultos. Práticas laborais sustentáveis. Maciço de Baturité/CE.


PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O sistema carcerário no Brasil tem como finalidade proteger, reeducar e reintegrar o detento para o convívio em sociedade, devendo propor alternativas para superar a ociosidade dos privados de liberdade e, consequentemente, contribuir para a reabilitação, propiciando condições para o desenvolvimento de atividades laboral e/ou educativa para que o privado volte a integrar a sociedade, ciente do seu papel como cidadão responsável. Assim como na escola regular, o sistema prisional também se apresenta como reflexo da realidade de desigualdade social. A legislação brasileira assegura a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais e dispõe aos detentos o direito sobre a remissão de parte do tempo da pena por estudo e/ou pelo trabalho. Nesse contexto, a presente pesquisa objetiva investigar as contribuições da educação aliada a práticas sustentáveis para as pessoas privadas de liberdade no Maciço de Baturité-CE. Metodologicamente, a investigação está fundamentada em uma abordagem qualitativa, definida pela realização de um estudo de casos múltiplos, levando em conta as técnicas da observação direta e entrevistas com educandos privados de liberdade, docentes e agentes penitenciários das Cadeias Públicas das cidades de Capistrano, Pacoti e Ocara, localizadas no Maciço de Baturité/CE. Os resultados do estudo apontam para a existência da abordagem da educação ambiental no processo de ensino e aprendizagem, através das práticas pedagógicas do ensino da educação de jovens e adultos, promovendo as ações laborais sustentáveis nas unidades prisionais e a superação da ociosidade, compreendendo que tais ações influenciam no processo de ressocialização dos privados de liberdade. As práticas sustentáveis e laborais nos cárceres envolvem interações dinâmicas e ações de incentivo, através da oferta educacional, desde o acesso e início dos estudos, pela participação nas avaliações externas, assim como o êxito no ingresso universitário, repercutindo positivamente na reintegração social, além da promoção, por meio de temas transversais da educação ambiental e da condução da reutilização de materiais recicláveis, do cultivo de hortas sócio educativas, conduzindo o plantio e consumo de hortaliças na dieta alimentar e proporcionando diversos benefícios, principalmente, resiliência diante das condições ambiental e local, corroborando para novos hábitos da comunidade carcerária.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Interno - 2151125 - ANTONIO ROBERTO XAVIER
Externo ao Programa - 2180226 - ELISANGELA ANDRE DA SILVA COSTA
Externo à Instituição - JOSÉ GERARDO VASCONCELOS - UFC
Notícia cadastrada em: 22/08/2018 15:07
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - adminrh1.adminrh1