Banca de DEFESA: CARLOS EDUARDO BARBOSA

DISCENTE: CARLOS EDUARDO BARBOSA
DATA: 29/08/2018
LOCAL: Campus das auroras

Spin-offs acadêmicas de biotecnologia: Análise da maturidade tecnológica através da escala Technology Readiness Levels

Inovação tecnológica. Spin-off acadêmica. Biotecnologia. Maturidade tecnológica. TRL. Uece.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

As empresas que nascem a partir de grupos de pesquisas de uma universidade ou centro de pesquisa acadêmico para explorar inovações tecnológicas são comumente chamadas de spin-off acadêmicas (SOAs). Por utilizarem tecnologia da informação em seus processos, as SOAs precisam de informação tecnológica adequada em seu negócio para favorecer o processo inovador de seus produtos ou serviços. Contudo, atualmente, percebe-se que as incubadoras voltam mais sua atenção para a análise da maturidade empresarial e poucas se referem à análise da maturidade tecnológica das empresas que incubam. O objetivo desse trabalho é desenvolver uma metodologia de análise de maturidade tecnológica de empresas derivadas acadêmicas do setor de biotecnologia incubadas pela INCUBAUECE, órgão vinculado à Universidade Estadual do Ceará, utilizando-se dos conceitos de uma escala conhecida como nível de prontidão de tecnologia ou Technology Readiness Levels (TRL).

Presidente - 1889142 - JOHN HEBERT DA SILVA FELIX
Interno - 1367300 - ALUISIO MARQUES DA FONSECA