Banca de DEFESA: VIRGINIA NETA LIMA PEREIRA

DISCENTE: VIRGINIA NETA LIMA PEREIRA
DATA: 30/07/2018
LOCAL: Faculdade de Educação da UFC

A SUSTENTABILIDADE E O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: APROXIMAÇÃO DO CONTEXTO DE DOIS MUNICIPIOS DA REGIÃO DO MACIÇO DE BATURITÉ/CEARÁ

Docência. Ciências.  Ensino Fundamental.  Sustentabilidade. Meio Ambiente.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A presente pesquisa objetiva compreender os limites e possibilidades da abordagem pedagógica da temática sustentabilidade no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental nos municípios de Acarape e Redenção. Os sujeitos da investigação foram três professores licenciados em Matemática que exercem à docência no citado contexto. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa qualitativa, do tipo descritivo / interpretativo, que utiliza a pesquisa empírica aplicada com descrição das observações. Foram utilizadas como estratégias de aproximação com a realidade: a análise empírica do conteúdo posto na proposta curricular, nos documentos da secretaria de educação, nos planos de aula e no livro didático; questionário e observação direta não participante, articulados a entrevistas semiestruturadas, realizadas junto aos sujeitos. Os resultados apontam que os docentes possuem conhecimento suficiente sobre o tema sustentabilidade e meio ambiente, embora estes sejam muitas vezes tratados de forma pontual em projetos pedagógicos da escola e de forma superficial nos livros didáticos. A abordagem pedagógica realizada pelos professores não contempla as questões ambientais, não articulam, não contextualizam aos conteúdos curriculares específicos na disciplina de ciências e nem trazem incentivo para que os alunos construam seu entendimento a cerca da temática. No entanto, é possível afirmar que as aulas são bem desenvolvidas e articuladas com o conteúdo programático, carecendo apenas de um planejamento que melhor contextualize os conteúdos programáticos da disciplina de ciência se a temática sustentabilidade.

Presidente - 1555831 - LIVIA PAULIA DIAS RIBEIRO
Interno - 1307814 - JUAN CARLOS ALVARADO ALCÓCER