Banca de DEFESA: ANA CÉLIA LOPES CAVALCANTE

DISCENTE: ANA CÉLIA LOPES CAVALCANTE
DATA: 30/07/2018
LOCAL: Sala do NHIME - FACED/UFC - Rua Waldery Uchoa, 01

Espaços educacionais sustentáveis como alternativa para a educação ambiental: estudo em um centro de educação infantil, Ocara, Ceará

Palavras-chave: Espaços Educacionais Sustentáveis. Educação Ambiental. Educação Infantil. Sociobiodiversidade. Sustentabilidade. Ocara-CE

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Resumo:

A realidade global, nacional, regional e local tem atestado diversas e inúmeras catástrofes naturais em razão da intervenção de forma deliberada e maléfica do ser humano/a à natureza. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo geral compreender os efeitos da implementação de Espaço Educacional Sustentável no Centro Educacional Infantil Pequeno Lucas no município de Ocara/CE. Deste modo, elenca-se como fio condutor a seguinte indagação:  quais têm sido as ações didático-pedagógicas desenvolvidas nas escolas a partir da educação infantil visando às práticas e à práxis para a convivência saudável com a natureza em sentido geral e local? A inovação na educação para o presente e futuro vislumbra a necessidade de desenvolver ações voltadas a construção de saberes para uma convivência harmoniosa com o planeta alicerçadas em uma educação centrada na ética com vistas à sustentabilidade. Para tanto, os Espaços Educacionais Sustentáveis – EES tem a intencionalidade e necessidade didático-pedagógica de um novo currículo fundamentado nas ideias da sociobiodiversidade, sustentabilidade e interdisciplinaridade. A proposta delineada neste projeto não surgiu naturalmente, mas, por motivos reais e sustentáveis também. Pautou-se na perspectiva de que as ações educativas podem definir e redefinir espaços educacionais como “ecoescolas”, “escolas ecológicas” ou “escolas sustentáveis.” Esta inspiração também não é sem motivação, mas inspirada na recém-experiência implantada na América Latina com a criação da primeira escola sustentável na vizinha nação uruguaia cuja finalidade é de aliar ensino-aprendizagem com e para a sustentabilidade. Metodologicamente trata‐se de uma pesquisa de gênero empírico baseado em fontes de informação do campo corroborada com fontes secundárias. Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória, quanto aos objetivos e problemática. O estudo é de natureza básica estratégica e abordagem qualitativa. Para tanto, acolheu-se com procedimento técnico a pesquisa‐ação em uma escola pública municipal de educação infantil no município de Ocara, situada na Macrorregião do Maciço de Baturité, estado do Ceará do nordeste brasileiro.  Para coleta e geração de dados utilizou-se das técnicas da observação direta e informações diretas e indiretas, respectivamente. Quanto aos instrumentos e recursos para captação de dados foram utilizados os diários/notas de campo, recursos imagéticos e apresentações de vídeos áudios-visuais motivacionais sobre educação ambiental partindo de uma intencionalidade didático-pedagógica visando a construção e constituição de referências concretas de sustentabilidade socioambiental.

Presidente - 2151125 - ANTONIO ROBERTO XAVIER
Interno - 1307814 - JUAN CARLOS ALVARADO ALCÓCER