Banca de DEFESA: JOILNA ALVES DA SILVA

DISCENTE: JOILNA ALVES DA SILVA
DATA: 25/07/2018
LOCAL: Campus das Auroras - sala do mestrado

IDENTIFICAÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS, MACROANTIOXIDANTES E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DO BAGAÇO DE UVA PROVENIENTE DA INDÚSTRIA DE SUCOS NO VALE DO SÃO FRANCISCO

Bagaço de uva. Compostos fenólicos. Polifenóis Hidrolisáveis. Proantocianidinas. Macroantioxidantes.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
SUBÁREA: Tecnologia de Alimentos
ESPECIALIDADE: Aproveitamento de Subprodutos

A indústria de derivados de uva gera diferentes produtos processados e desses são obtidos subprodutos como cascas e sementes, que constituem o bagaço da industrialização da uva. O destino dado a esse bagaço causa um déficit econômico na cadeia produtiva, uma vez que muitos deles são ricos em compostos bioativos, alguns capazes de combater danos oxidativos causados por radicais livres, como é o caso dos antioxidantes. Os diversos resíduos gerados pela agroindústria de sucos e vinho são fontes ricas de compostos fenólicos. Os polifenóis têm recebido muita atenção da comunidade científica por seus numerosos efeitos biológicos, tendo-lhes sido atribuídas várias propriedades biológicas benéficas à saúde. Descobertas recentes mostraram que os alimentos vegetais contêm quantidades abundantes de outros tipos de antioxidantes de alto peso molecular, denominados antioxidantes macromoleculares (MACAN). O MACAN pode ser dividido principalmente em duas frações: polifenóis hidrolisáveis (HPP), que são compostos fenólicos de baixo peso molecular fortemente associados a polissacarídeos ou proteínas; e proantocianidinas não extraíveis (NEPA), que são estruturas de alto peso molecular. Os antioxidantes macromoleculares têm uma alta atividade biológica e antioxidante e exibem propriedades promissoras relacionadas à saúde gastrointestinal. Com base nessas atribuições referentes ao bagaço de uva, o objetivo deste trabalho é determinar a concentração de compostos fenólicos em diferentes variedades de resíduos de uvas gerados pela indústria de sucos instalada no Vale do São Francisco, assim como, realizar a avaliação de compostos antioxidantes macromoleculares no bagaço de uva, tendo como escopo principal a realização de um estudo detalhado sobre as propriedades deste produto, buscando identificá-lo e caracterizá-lo como um produto comercial rico em macroantioxidantes. Nesta pesquisa foram analisados bagaços (casca + semente) oriundos da indústria de sucos obtidos após as etapas de prensagem e filtração durante o processo de produção. Foram utilizadas sete variedades (tratamentos) de uva (Isabel Precoce + BRS Violeta (1º ciclo) - etapa inicial; Isabel Precoce + BRS Violeta (1º ciclo) - etapa final; BRS Magna (1º ciclo) - etapa inicial; BRS Magna (1º ciclo) - etapa final; Isabel Precoce (1º ciclo) - etapa inicial; Isabel Precoce (1º ciclo) - etapa final; BRS Magna (2º ciclo) - etapa final) e realizadas as seguintes avaliações: polifenóis extraíveis (EPP), polifenóis não extraíveis (NEPP) e avaliação da atividade antioxidante total dos extratos de EPP pelos métodos de captura de radicais DPPH• e ABTS•+. Os resultados encontrados demonstraram elevados teores de compostos fenólicos dos extratos de EPP para o resíduo de uva BRS Magna (1º ciclo) – etapa inicial com 357,52 ± 23,13 mg GAE.100 g–1. Quanto à atividade antioxidante avaliada pelo método DPPH, o extrato de EPP do resíduo da variedade de uva Isabel Precoce (1º ciclo) - etapa final apresentou a maior atividade antioxidante com EC50 de 0,53 ± 0,07 g pó/g DPPH. Avaliando-se a capacidade antioxidante pelo método ABTS, observou-se que o resíduo da variedade de uva BRS Magna (1º ciclo) - etapa inicial apresentou a mais elevada capacidade antioxidante, com valores TEAC de 860,84 ± 13,24 μMtrolox/g. Para a análise dos macroantioxidantes, o teor de antioxidantes macromoleculares para a variedade BRS Magna (1º ciclo) – etapa final foi 610,7 mg/100g carob pod - padrão alfarroba de proantocianidina (Ceratonia siliqua I.) – Nestlé Ltda. Esses resultados mostram que os resíduos agroindustriais analisados, especialmente os provenientes da elaboração de sucos, são ricos em substâncias bioativas podendo ser utilizados pela indústria alimentícia, minimizando assim os impactos ambientais.

Presidente - 1909480 - MARIA DO SOCORRO MOURA RUFINO
Interno - 1555831 - LIVIA PAULIA DIAS RIBEIRO