Banca de DEFESA: ANA ISABEL PINHEIRO

DISCENTE: ANA ISABEL PINHEIRO
DATA: 02/07/2018
LOCAL: Auroras

Impacto dos agrotóxicos na contaminação da cultura do milho (zea mays l.) e dos recursos hídricos do município de Acarape-CE

Indice GOSS; QuEChERS; Cromatografia Gasosa; Agrotóxicos; Milho.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

As elevadas taxas de emprego de agrotóxicos na agricultura produzem uma série de consequências negativas para os produtores agrícolas e consumidores. Dessa forma é necessário que sejam avaliados os riscos que estes produtos trazem à saúde humana. Nesse contexto, objetivou-se avaliar o grau de contaminação de corpos hídricos e produtos agrícolas, resultantes da introdução de agrotóxicos no cultivo de produtos agrícolas, no município de Acarape-CE, Brasil. Para isso, foi realizado um levantamento dos principais agrotóxicos utilizados pelos agricultores na região de estudo. A partir deste levantamento, foram coletadas informações sobre as características e as propriedades físico-químicas dos compostos, as quais foram obtidas no banco de dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Pesticides Properties Database (PPDB). Para a avaliação do potencial de contaminação dos agrotóxicos identificados, foi utilizado o método GOSS, para águas superficiais. Em seguida, foi feita a coleta de amostras de água e produtos agrícolas cultivados na região. A coleta da água foi realizada em um açude da região, em três pontos distintos. O produto agrícola eleito como objeto dessa pesquisa foi o milho (Zea Mays L.), e deste, foram coletadas três amostras para análise. Depois das coletas, foram realizadas as análises experimentais, aplicando os métodos de preparo e extração de resíduos de amostras de água e amostras de milho. Para a extração das amostras de água, foi empregado o método de Microextração em Fase Sólida (SPME); para a preparação e extração de amostras do milho, foi utilizado o método QuEChERS. Esses métodos foram utilizados de forma integrada com a cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa (GC-MS), para a detecção de resíduos de agrotóxicos De acordo com os resultados, foram detectados os compostos metalaxil e trifloxistrobina nas amostras de milho analisadas. Para o metalaxil, foram identificados valores de concentração maiores que o Limite Máximo de Resíduo (LMR) para o milho e consumo diário per capita menor que o valor da Ingestão Diária Aceitável (IDA). Enquanto que, para a trifloxistrobina foram identificadas concentrações muito próximas do LMR para o milho e consumo diário per capita significativamente menor que o valor do IDA para esse composto. Esses compostos produzem efeitos de toxicidade crônica relevantes no homem e, portanto, devem ser objetos de monitoramento. Em relação a análise de resíduos de agrotóxicos em matriz aquosa, foi detectado o composto clorpirifós nas três amostras do 2 e do 3 monitoramento. Os valores de concentração estavam em conformidade com a legislação vigente. Esse composto pertence à classe II, sendo considerado como altamente tóxico e muito perigoso para o meio ambiente.

Presidente - 1960430 - AIALA VIEIRA AMORIM
Interno - 1367300 - ALUISIO MARQUES DA FONSECA
Externo à Instituição - MARIA APARECIDA LIBERATO MILHOME - IFCE
Notícia cadastrada em: 26/06/2018 16:57