Banca de DEFESA: AMARILDO PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: AMARILDO PEREIRA DA SILVA
DATA: 24/01/2024
LOCAL: Auroras, sala de videoconferência, 302, bloco A

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUSTENTABILIDADE: A EXPERIMENTAÇÃO COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE IBARETAMA - CEARÁ

Formação Contínua de Professores. Ensino de Ciências. Experimentação com materiais de baixo custo. Sustentabilidade.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Meio Ambiente E Agrárias

As pesquisas em educação voltadas para o campo da formação contínua de professores têm sido produzidas com bastante frequência no Brasil, colocando em pauta suas diferentes bases epistemológicas. Deste modo, compreende-se que as marcas deixadas pela ciência moderna, de base positivista e fundamentada pela racionalidade técnica, atravessam o campo da formação de professores das Ciências Naturais e Exatas, tratando de forma simplista a realidade complexa em que se inserem os processos educativos. Em contrapartida, tem-se percebido um importante movimento formativo que propõe articular os saberes necessários às práticas educativas com a prática no cotidiano escolar, visando a potencialidade para uma prática dialógica, crítica e reflexiva. Os limites e as contradições que atravessam o campo da formação dos professores de Ciências, em termos políticos, pedagógicos e epistemológicos, afetam o fazer pedagógico no cotidiano escolar, e de forma específica os conteúdos, estratégias, recursos e formas de avaliação. Considerando a potencialidade da articulação entre a teoria e a prática na formação contínua, pautado na reflexão sobre as questões que emergem no cotidiano escolar, dentre as quais se insere a carência material para as práticas experimentais e o Ensino de Ciências descontextualizado da realidade dos sujeitos, esta pesquisa tomou como objetivo compreender as relações que se estabelecem entre a experimentação com materiais de baixo custo, no contexto da formação contínua de professores de Ciências em Ibaretama-Ceará e o desenvolvimento de práticas educativas comprometidas com a sustentabilidade. Para tanto, foi eleita como configuração metodológica a abordagem qualitativa, pois permite articular o movimento investigativo e o formativo e contribuir para a transformação da realidade em que os sujeitos estão inseridos, inspirando-se na Pesquisa-Ação Pedagógica (PAPe), em decorrência da complexidade do objeto. Foi definido como lócus de investigação o município de Ibaretama – Ceará – Brasil e como sujeitos professores de ciência que atuam nos anos finais do ensino fundamental em instituições de ensino da rede pública municipal. Utilizou-se como estratégia de aproximação da realidade, encontros de reflexão sobre a prática inseridos no contexto de um curso voltado à formação de Professores de Ciências, explorando a temática experimentação com materiais de baixo custo numa perspectiva sustentável. Os achados da pesquisa apontam que os professores consideram de suma importância a realização de práticas experimentais nas aulas de Ciências, porém as escolas não oferecem estrutura e organização pedagógica para essa atividade. Indicam que as feiras de Ciências, mesmo atravessadas por diferentes limitações, cumprem com o papel de despertar o interesse dos alunos pelo conhecimento científico. Foram elencadas inúmeras possibilidades de práticas experimentais com materiais de baixo custo, economicamente acessíveis como estratégia que permite ao mesmo tempo superar as limitações orçamentárias e estimular práticas ambientais sustentáveis, como o reaproveitamento, a reutilização e a reciclagem de materiais descartados na escola. Conclui-se que a experimentação com materiais de baixo custo, aliada à perspectiva sustentável, configura-se como uma estratégia pedagógica capaz de fortalecer a formação científica dos estudantes e estimular o desenvolvimento profissional dos professores através da troca de experiências e do debate interdisciplinar sobre as questões ambientais entre professores e discentes.

Presidente - 2180226 - ELISANGELA ANDRE DA SILVA COSTA
Interno - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Externo ao Programa - 1813620 - REGINALDO DE OLIVEIRA NUNES
Notícia cadastrada em: 25/01/2024 10:32