Banca de DEFESA: LUCINEIDE DE ABREU OLIVEIRA

DISCENTE: LUCINEIDE DE ABREU OLIVEIRA
DATA: 23/01/2024
LOCAL: Campus das Auroras - Sala 203 - C

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: ESTUDO NA COMUNIDADE RESERVA EXTRATIVISTA DA PRAINHA DO CANTO VERDE EM BEBERIBE-CEARÁ

Ambiente. Educação Ambiental. Sustentabilidade.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Meio Ambiente E Agrárias

Os graves problemas ambientais cada vez mais visíveis, tem resquícios na velocidade do processo de desenvolvimento econômico e tecnológico principalmente dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, controlado por um sistema capitalista industrial de produção em massa de bens não-duráveis que induz a população ao consumo exagerado, indo na contramão da sustentabilidade e contribuindo para a crescente perda da biodiversidade e desigualdade social. Acredita-se que a ausência de padrões culturais, de políticas públicas e de práticas educativas permanentes que determinem e orientem o descarte adequado dos resíduos sólidos e o modo no qual o homem deve explorar os recursos naturais, levou o planeta a uma situação de crise ambiental. Objetivou-se com o presente trabalho, identificar as práticas de Educação Ambiental na comunidade da Reserva Extrativista Marinha da Prainha do Canto Verde, no município de Beberibe, Ceará, Brasil e sua relação com a Escola Bom Jesus dos Navegantes de Ensino Fundamental - EMEF. Tendo como finalidade destacar a Educação Ambiental como ponto de partida para a solução dos danos causados ao meio ambiente e ao próprio homem. De forma específica, conhecer como a Escola Bom Jesus dos Navegantes tem contribuído para o enfrentamento aos desafios na luta em defesa do território protegido e sustentável. Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa, por meio do procedimento de “estudo de caso”, com efeito de conhecer e analisar alguns Projetos Políticos Pedagógicos - PPPs da instituição escolar da comunidade averiguando até que ponto as propostas pedagógicas favorecem ou favoreceram a aplicabilidade da educação ambiental como incentivo à conservação e preservação do meio ambiente local. Para obtenção dos resultados, realizou-se visitas na comunidade e na própria instituição escolar, pautadas sobre conversas informais, entrevistas alinhadas a um questionário com questões abertas e fechadas, tendo com público alvo, membros das associações local, moradores mais antigos e principalmente a comunidade e escolar envolvida no processo.

Presidente - 2151125 - ANTONIO ROBERTO XAVIER
Interno - 1960430 - AIALA VIEIRA AMORIM