Banca de DEFESA: JOELMA DE MELO BARROSO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE E AS PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO
ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE GUAIÚBA - CEARÁ

Educação ambiental. Práticas pedagógicas. Conscientização ambiental.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Multidisciplinar

Os Parâmetros Curriculares Nacionais alertam que a solução dos problemas ambientais tem sido considerada cada vez mais urgente para garantir o futuro da humanidade e depende da relação que se estabelece entre sociedade/natureza, tanto na dimensão coletiva quanto na individual. Desta forma, a Educação Ambiental na escola significa repensar sobre a garantia da sustentabilidade dos recursos naturais do planeta Terra, em que somente através da educação podemos construir uma sociedade mais sustentável, socialmente justa e ecologicamente equilibrada. Dentro desse contexto realizamos uma pesquisa intitulada Educação ambiental, Sustentabilidade e as Práticas Pedagógicas Interdisciplinares: percepção de estudantes do ensino médio de uma escola pública de Guaiúba-Ceará. Almejamos com estudo compreender como as abordagens pedagógicas aplicadas desenvolvam nos estudantes uma mudança de comportamento, objetivando alcançar o desenvolvimento sustentável a partir de ações, concepções e mudanças de hábito, visando uma relação mais harmoniosa com o planeta. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar as contribuições trazidas pelas práticas pedagógicas desenvolvidas pela escola na área da Educação Ambiental com foco na percepção de estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, o método indutivo, com abordagem qualitativa/quantitativa, para a coleta de dados aplicamos um questionário semiestruturado com questões abertas e, também, questões fechadas para compreender suas visões sobre as práticas pedagógicas interdisciplinares relacionadas ao meio ambiente. Para a realização das análises do conteúdo recorremos à estatística descritiva e os resultados da pesquisa revelam que precisamos estimular e desenvolver nos alunos ações em defesa do meio ambiente mostrando que algo pode ser feito para mudar na dimensão social, ambiental e econômica.

Interno - 2151125 - ANTONIO ROBERTO XAVIER
Externo ao Programa - 1379478 - CLAUDIA RAMOS CARIOCA