Banca de DEFESA: FÁUSIA DA VERÓNICA EDUARDO PAFO

DISCENTE: FÁUSIA DA VERÓNICA EDUARDO PAFO
DATA: 06/12/2023
LOCAL: Sala de videoconferência Bloco A Campus das Auroras

ARARUTA ‘COMUM’ COMO FONTE ALTERNATIVA NA SEGURANÇA ALIMENTAR: ANÁLISE PÓS-COLHEITA EM FUNÇÃO DE CONDIÇÕES E TEMPOS DE ARMAZENAMENTO

Araruta ‘Comum’; Rizomas; Fécula; Armazenamento; Segurança Alimentar.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Meio Ambiente E Agrárias

Estudos e técnicas de pós-colheita na cultura de araruta ‘Comum’ são de extrema importância para proporcionar maior durabilidade e vida longa aos rizomas, além disso é importante que se conheçam as características nutricionais da fécula como alimento. Diante disso, este trabalho teve como objetivo principal avaliar diferentes condições de armazenamento dos rizomas de araruta ‘Comum’ (Maranta arundinaceae L.), em intervalos de tempo pós-colheita, sobre as características físicas dos rizomas, o rendimento e a qualidade da fécula obtida. O plantio foi desenvolvido na fazenda experimental da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), e posteriormente os rizomas foram armazenados e extraída a fécula no laboratório de pós-colheita da UNILAB. As análises físico-químicas e tecnológicas da fécula foram realizadas no laboratório de cereais da Universidade Federal do Ceará (UFC). O delineamento experimental foi em blocos casualizados, no esquema de parcelas subsubdivididas, com três repetições. As parcelas foram constituídas por duas condições de armazenamento dos rizomas: em ambiente resfriado (geladeira em 4 ºC) e em temperatura ambiente (24 a 30 ºC), ambas temperaturas em caixa de papelão. As subparcelas foram constituídas por quatro tempos de armazenamento (0, 15, 30, 45 dias). Foram feitas análises físicas dos rizomas como comprimento, peso e diâmetro, caracterização físico-química como teor de umidade, cinzas, proteínas bem como pH e acidez total, e propriedades tecnológicas como poder de inchamento, índice de absorção em água e óleo, bem como análise de microscopia eletrônica de varredura. Os resultados da análise física dos rizomas (comprimento) apresentaram uma redução no seu tamanho, murchando e perdendo a sua forma, já o peso dos rizomas ao longo do armazenamento apresentou uma redução de uma perda de massa de 58,6% e 67,1% para as condições de armazenamento, já para o diâmetro o armazenamento em geladeira proporcionou menores resultados no diâmetro do rizoma em comparação ao armazenamento em temperatura ambiente. Já o rendimento da fécula manteve-se dentro dos padrões com uma média geral de 24,76% e 25,29 %. A Caracterização físico-química da fécula como umidade, cinzas e proteínas manteve-se dentro dos padrões exigidos para as féculas em ambas condições de armazenamento. Os valores de pH foram de 7,5 no início do ciclo de armazenamento, valores estes que estão de acordo com a literatura. No final do ciclo o pH apresentou valores inferiores a 7, enquanto os valores da acidez estavam de acordo com a literatura, isso no início do armazenamento. Já aos 26 e 45 dias apresentou um aumento, excedendo os padrões esperados. As análises tecnológicas como o poder de inchamento e índice de solubilidade em água demonstraram que a fécula tem uma capacidade ótima na absorção de água. Já os valores de Indice de absorção em água, e em óleo foram baixos, tornando assim a fécula bastante interessante para as indústrias alimentícias. A análise de microscopia de varredura apresentou grânulos com uma estrutura lisa, sem apresentar porosidade superficial ou irregularidades. A temperatura ambiente no final do ciclo de armazenamento mostrou-se mais resistente ao tempo de armazenamento, conservando melhor as características físicas dos rizomas, quando comparada a temperatura resfriada (geladeira). Para os rizomas da araruta ‘Comum’ o tempo ideal e as melhores condições de armazenamento é de 0,15 até 30 dias, para ambas as temperaturas (geladeira, 4 ºC.; temperatura ambiente, 24-30 ºC).

Externo à Instituição - ALBANISE BARBOSA MARINHO - UFPB
Externo à Instituição - ALVARO CARLOS GONÇALVES NETO - UFRPE