Banca de DEFESA: ANTONIO CARLOS GARCIA DE OLIVEIRA

DISCENTE: ANTONIO CARLOS GARCIA DE OLIVEIRA
DATA: 28/11/2023
LOCAL: Campus das Auroras - Sala de Vídeo Conferência

Análise da implementação do plano de logística sustentável e gestão de resíduos eletroeletrônicos em instituições brasileiras de ensino superior.

Gestão de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos. Plano de Logística Sustentável. Equipamentos Eletroeletrônicos. IFES e Sustentabilidade.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Meio Ambiente E Agrárias

No cenário contemporâneo das instituições de ensino públicas brasileiras, a preocupação com a sustentabilidade e gestão de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) tem se tornado cada vez mais crucial. No entanto, esses resíduos ainda não são tratados com a devida importância pela sociedade e poder público. Assim, os Planos de Logística Sustentável PLS tornam-se ferramenta de planejamento para a sustentabilidade e gestão sustentável dos REEE nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Esta pesquisa teve como objetivo analisar o PLS e as práticas de sustentabilidade e gestão de REEE na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), bem como compará-los com os de outras quatro IFES brasileiras de contexto sociodemográfico distinto da UNILAB. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, utilizando como fontes os PLS publicados nos sites das IFES e um questionário com questões abertas, aplicado aos gestores dessas IFES. A análise dos dados foi realizada com base na Instrução Normativa 10 de novembro de 2012, que orienta a elaboração dos PLS, e em critérios de avaliação da qualidade dos planos e das práticas de sustentabilidade e gestão de REEE. Os resultados demonstram que a UNILAB não possui PLS ou desenvolve práticas de sustentabilidade ou ações específicas para gestão de REEE. Em contrapartida, as IFES pesquisadas dispõem do PLS e empreendem diversas iniciativas relacionadas à sustentabilidade. É perceptível que a gestão de REEE nessas instituições é frequentemente limitada a ações pontuais, centradas principalmente na coleta de pilhas, baterias, lâmpadas, celulares e acessórios. Além disso, os PLS das universidades evidenciam uma carência de conhecimento e/ou controle no que tange à conformidade com as legislações pertinentes à gestão adequada dos REEE gerados no âmbito dessas universidades.

Presidente - 1889142 - JOHN HEBERT DA SILVA FELIX
Interno - 2144670 - ALEXANDRE OLIVEIRA LIMA
Externo ao Programa - 1803481 - LIGIA MARIA CARVALHO SOUSA
Externo à Instituição - MARIA VALDEREZ PONTE ROCHA - UFC