Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCINEIDE DE ABREU OLIVEIRA

DISCENTE: LUCINEIDE DE ABREU OLIVEIRA
DATA: 17/10/2023
LOCAL: Campus das Auroras - Sala 203 - C

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: ESTUDO NA COMUNIDADE RESERVA EXTRATIVISTA DA PRAINHA DO CANTO VERDE EM BEBERIBE-CEARÁ

Meio Ambientais. Educação Ambiental. Sustentabilidade.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Meio Ambiente E Agrárias

Os graves problemas ambientais cada vez mais visíveis, tem resquícios na velocidade do processo de desenvolvimento econômico e tecnológico principalmente dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, controlado por um sistema capitalista industrial de produção em massa de bens não-duráveis que induz a população ao consumo exagerado, indo na contramão da sustentabilidade e contribuindo para a crescente perda da biodiversidade e desigualdade social. Acredita-se que a ausência de padrões culturais, de políticas públicas e de práticas educativas permanentes que determinem e orientem o descarte adequado dos resíduos sólidos e o modo no qual o homem deve explorar os recursos naturais, levou o planeta a uma situação de crise ambiental. Este trabalho tem como objetivo, identificar as práticas de Educação Ambiental na comunidade da Reserva Extrativista Marinha da Prainha do Canto Verde no município de Beberibe Ceará- Brasil e sua relação com a Escola Bom Jesus dos Navegantes de Ensino Fundamental - EMEF. Tendo como finalidade apresentar a Educação Ambiental como ponto de partida para a solução dos danos causados ao meio ambiente e ao próprio homem. De forma específica, conhecer como a Escola Bom Jesus dos Navegantes tem contribuído para o enfrentamento aos desafios na luta em defesa do território protegido e sustentável. Esta pesquisa tem como punho a metodologia da pesquisa qualitativa, por meio do estudo de caso, com efeito de conhecer e analisar Projeto Político Pedagógico - PPP da instituição escolar da comunidade e averiguar até que ponto as propostas pedagógicas favorecem o estudo da educação ambiental como incentivo à conservação e preservação do meio ambiente local. Para obtenção dos resultados, pretende-se realizar visitas na comunidade e na própria instituição escolar, pautada em entrevistas e conversa informais com a comunidade escolar envolvida no processo como também direcionada aos moradores locais.

Presidente - 2151125 - ANTONIO ROBERTO XAVIER
Interno - 1960430 - AIALA VIEIRA AMORIM