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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO JAIR MARTINS DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO JAIR MARTINS DOS SANTOS
DATA: 10/07/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Auroras, sala de videoconferência, 302, bloco A
TÍTULO:

SABERES TRADICIONAIS E SOCIOBIODIVERSIDADE: O QUE TEMOS A APRENDER COM O TERRITÓRIO INDÍGENA DO POVO KANINDÉ?


PALAVRAS-CHAVES:

Sociobiodiversidade. Território Kanindé. Saberes Tradicionais.


PÁGINAS: 49
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO:

Conhecer a terra onde se pisa e como utilizá-la de forma eficiente é base para as diversas experiências das comunidades tradicionais, não sendo diferente quando se trata do povo Kanindé e sua relação com o território. A sociobiodiversidade é o termo que se refere à diversidade de formas de vida e de culturas humanas que interagem em um determinado território. Ela reconhece que a conservação da natureza e a promoção do bem-estar social estão intimamente relacionadas e dependem da valorização dos saberes e das práticas tradicionais das comunidades locais. A sociobiodiversidade faz parte da rotina da comunidade, através dos muitos elementos que estão associados às práticas e vivências, a agricultura familiar, os meios de produção, a organização social dos roçados e manejos com os animais e os ciclos de produção, o artesanato de madeira, cipó, sementes, barro, pintura e costura. Objetiva-se com esse estudo compreender as formas de relacionamento do povo indígena Kanindé (Aratuba-CE) com os saberes tradicionais e a sociobiodiversidade em seu território. De modo específico, objetiva-se: i) realizar o inventário dos elementos que compõem a biodiversidade do território do povo Kanindé; ii) identificar os saberes tradicionais utilizados pelo povo Kanindé dentro do território (área de moradia, área de plantio e área de reserva); iii) refletir sobre a biodiversidade e os saberes tradicionais a partir da educação escolar indígena. A pesquisa, de abordagem qualitativa, se inspira em elementos da metodologia da pesquisa-ação-participante, com foco em três grupos: o primeiro formado por lideranças indígenas com notório conhecimento de luta e vivência pela terra; o grupo dois, prioritariamente de agricultores e agricultoras com experiência de cultivo no território, em especial na área do rajado e o grupo três, de professores com atuação na Escola Indígena Manoel Francisco dos Santos, do povo Kanindé, localizada em Aratuba-CE. A garantia e manutenção do território tradicionalmente ocupado pelo povo indígena Kanindé é essencial para a continuidade da luta, identidade e cultura desse povo que, recorrentemente, enfrenta ameaças em seu território, gerando desafios ao seu manejo eficiente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Interno - 2180226 - ELISANGELA ANDRE DA SILVA COSTA
Externo ao Programa - 1813620 - REGINALDO DE OLIVEIRA NUNES
Notícia cadastrada em: 06/07/2023 19:03
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