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Banca de QUALIFICAÇÃO: AMARILDO PEREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMARILDO PEREIRA DA SILVA
DATA: 10/07/2023
HORA: 10:30
LOCAL: Campus das Auroras - Sala 203 - C
TÍTULO:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUSTENTABILIDADE: A EXPERIMENTAÇÃO COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE IBARETAMA - CEARÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Contínua de Professores. Ensino de Ciências. Experimentação com materiais de baixo custo. Sustentabilidade.


PÁGINAS: 61
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Meio Ambiente E Agrárias
RESUMO:

As pesquisas em educação voltadas para o campo da formação contínua de professores têm sido produzidas com bastante frequência no Brasil, colocando em pauta suas diferentes bases epistemológicas. Neste modo, compreendemos que as marcas deixadas pela ciência moderna, de base positivista e fundamentada pela racionalidade técnica, atravessam o campo da formação de professores das Ciências Naturais e Exatas, tratando de forma simplista a realidade complexa em que se inserem os processos educativos. Em contrapartida, tem-se percebido um importante movimento formativo que propõe articular os saberes necessários às práticas educativas com a prática no cotidiano escolar, visando a potencialidade para uma prática dialógica, crítica e reflexiva. Entendemos que os limites e as contradições que atravessam o campo da formação dos professores de ciências, em termos políticos, pedagógicos e epistemológicos, orientam o fazer pedagógico no cotidiano escolar, e de forma específica os conteúdos, estratégias, recursos e formas de avaliação. Considerando a potencialidade da articulação entre a teoria e a prática na formação contínua, pautado na reflexão sobre as questões que emergem no cotidiano escolar, dentre as quais se insere a carência material para as práticas experimentais e o ensino de ciências descontextualizado da realidade dos sujeitos, este projeto de pesquisa toma como objetivo compreender as relações que se estabelecem entre a experimentação com materiais de baixo custo, no contexto da formação contínua de professores de Ciências em Ibaretama-Ceará e o desenvolvimento de práticas educativas comprometidas com a sustentabilidade. Para tanto, com intuito de alcançar o objetivo proposto, foi eleita como configuração metodológica a abordagem qualitativa, pois permite articular o movimento investigativo e o formativo e contribuir para a transformação da realidade em que os sujeitos estão inseridos, inspirando-se na Pesquisa-Ação Pedagógica (PAPe), em decorrência da complexidade do objeto. Foi definido como lócus de investigação o município de Ibaretama – Ceará – Brasil e como sujeitos professores de ciência que atuam nos anos finais do ensino fundamental em instituições de ensino da rede pública municial. Será utilizada como estratégia principal de aproximação da realidade, a realização de encontros de formação contínua junto aos sujeitos. O processo de construção e consolidaçãoda pesquisa fundamenta-se nos contributos teóricos de Imbernón (2011-2015); Freire (1996); Lima (2001); Nóvoa (1995-2009), Pimenta, Ghedin (2005); Carvalho, Gil-Pérez (1998); Thomaz (2010); Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002); e Boff (2012) para abordar o ensino de ciências, articulados a Ghedin e Franco (2011), Franco (2011- 2015), Ghedin (2005), Pimenta (2005), abordando os métodos investigativos – pesquisa-ação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2180226 - ELISANGELA ANDRE DA SILVA COSTA
Interno - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Externo ao Programa - 1813620 - REGINALDO DE OLIVEIRA NUNES
Notícia cadastrada em: 06/07/2023 19:03
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