Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO CARLOS GARCIA DE OLIVEIRA

DISCENTE: ANTONIO CARLOS GARCIA DE OLIVEIRA
DATA: 17/05/2023
LOCAL: Sala de vídeo conferência, Bloco A, Campus das Auroras.

GESTÃO DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL DA UNILAB

Gestão dos Resíduos Eletroeletrônicos. Plano de Gestão de Logística Sustentável. Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos. Sustentabilidade.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Meio Ambiente E Agrárias

Neste século o tema sustentabilidade é crescente no mundo, motivado pela escassez de recursos. Então, tem se buscado meios de adequar o sistema produtivo à gestão dos Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE). Assim, o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) é uma ferramenta de planejamento para gestão sustentável dos REEE nas Instituições Federais de Ensino Superior. Esse trabalho propõe, a partir do estudo da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), alargar as discussões nos processos que contribuam para ações de sustentabilidade nas universidades brasileiras em geral. A pesquisa tem o objetivo de analisar como a UNILAB utiliza o PLS no tratamento de (REEE) e ações de sustentabilidade. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada a coleta de dados através de questionários com tema gestão de REEE e sustentabilidade, e que foram enviados às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Brasil de contexto sócio demográfico diferentes, além da própria UNILAB. Tendo como foco a gestão de resíduos eletroeletrônicos e estratégias ou ações aplicadas para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.Neste cenário, a pesquisa tem o objetivo de explorar e analisar como a UNILAB utiliza o PLS no tratamento de REEE e as ações de sustentabilidade, e propor um plano de implementação de um modelo de gestão adequada e sustentável para o processamento dos REEE na UNILAB. O método utilizado foi baseado em pesquisa quali-quantitativa, com pesquisa documental e exploratória, realizando ainda uma análise comparativa. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada a coleta de dados através de questionários com temas PLS gestão REEE e sustentabilidade, e foram enviados às IFES de diferentes regiões do Brasil, além da própria UNILAB. Foi realizado estudo da UNILAB, sobre a gestão dos resíduos eletroeletrônicos e sustentabilidade, sucedendo em uma análise comparativa. E como resultado foi proposto medidas e ações na otimização de gestão REEE tendo o PLS como norteador de ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente na UNILAB ou as universidades que colaboram com pesquisa.

Presidente - 1889142 - JOHN HEBERT DA SILVA FELIX
Interno - 2144670 - ALEXANDRE OLIVEIRA LIMA
Externo ao Programa - 1803481 - LIGIA MARIA CARVALHO SOUSA
Externo à Instituição - MARIA VALDEREZ PONTE ROCHA - UFC