OS SABERES ANCESTRAIS E O CULTIVO DE SEMENTES CRIOULAS: Estudos no Quilombo Sítio Veiga, Quixadá-Ceará.
Ancestralidade. Identidade. Quilombo. Sementes Crioulas.
RESUMO
Desde o surgimento dos transgênicos, híbridos, insumos agrícolas e mecanização do processo produtivo no ambiente rural a agricultura tradicional tem perdido cada vez mais espaço, sendo inclusive esquecida pelo poder público. Hoje as populações tradicionais são as grandes responsáveis por preservar técnicas e meios de cultivo, como as sementes crioulas. Constantemente ameaçadas pelo agronegócio, as sementes crioulas são de grande importância para a preservação de aspectos biológicos e sociais, pois ao contrário dos transgênicos e híbridos que sofreram alterações e mudanças no seu DNA geneticamente modificadas pela biotecnologia para fins comerciais e a produtividade em grande escala, as sementes crioulas são 100% naturais, original com DNA único. Os cultivos com sementes crioulas contribuem para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, ambientalmente equilibrada, além da preservação da memória e identidade cultural. Aqui, o passado se torna presente, os ensinamentos dos ancestrais quilombolas estão presente em cada semente plantada e ensinada de uma geração a outra, fortalecendo, assim, a própria essência e peculiaridade de ser quilombola, do amor a terra, ao território e aos rituais sagrados em torno das sementes criulas sendo esta patrimônio da humanidade e as comunidads tradicionais seus guardiões. Logo, é um cultivo que parte do respeito ao meio ambiente, respeitando todas as etapas do plantio a colheita, livre de agrotóxicos, fertizantes, adulbos químicos, retirando da natureza apenas o necessário para subsistência familiar e assim garantir o futuro das próximas gerações. Diante da relevância das sementes crioulas acima exposto, o presente estudo tem como obejtivo analisar como o cultivo de sementes crioulas contribui para a preservação da identidade sociocultural e sustentabilidade ambiental quilombola na comunidade, Sítio Veiga em Quixadá-CE. Para tanto, a presente pesquisa segue em caráter parcial com analise da pesquisa realizada em locus, cuja a modalidade norteadora é etnográfica e observação participante em lócus.