FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS SUSTENTÁVEIS: UM ESTUDO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DA SERRA DO EVARISTO, BATURITÉ -CEARÁ
Identidade; Ambiente educacional; Desenvolvimento sustentável; Formação da consciência.
Esta pesquisa consiste em um estudo de campo etnográfico da comunidade Quilombola da Serra do Evaristo, que tem como objetivos analisar como as relações sociais, históricas e culturais da comunidade e de seu complexo educacional por meio das políticas públicas governamentais e da ação de movimentos sociais e organizações não governamentais que contribuem no processo de formação da consciência social e das práticas sustentáveis do moradores do quilombo. A pesquisa destaca também elementos da formação geográfica, geológica e climática da região do Maciço de Baturité /CE nas áreas de maior altitude como elemento essencial para compreendermos o processo de produção, degradação e formação da consciência e de práticas socioambientais sustentáveis. Dessa forma, a pesquisa nos fez identificar e compreender a complexidade das relações dos agentes envolvidos no proceso de formação da consciência e das diversas estratégias de luta promovida pela associação comunitária para fortalecer a identidade de pertencimento ao território.