A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO 6º AO 9º ANO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DO ACARAPE – CEARÁ.
Educação Ambiental.Escola. Currículo. Acarape.
Uma sociedade com base na vida sustentável, deve-se conceber como ponto de partida o ensino-aprendizagem na escola, uma vez que é nesse espaço educativo onde educandos passam boa parte de suas vidas e reproduzem no contexto social o que vivenciam no ambiente escolar. A escola torna-se um espaço-tempo fundamental para analisar os trabalhos que vem sendo desempenhado na perspectiva da Educação Ambiental (EA) inclusive no município de Acarape – CE. O foco de estudo do presente projeto é a Educação Ambiental e sua inter-relação com o currículo escolar, no ensino de ciências na E.E.F. Padre Antônio Crisóstomo do Vale, localizada no município de Acarape-CE, sendo esta o lócus de realização do estudo proposto, por considerar um laboratório socioeducacional na minha trajetória docente, possibilitando meu (re)conhecimento enquanto professora. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar o processo de ensino e de aprendizagem sobre Educação ambiental no Ensino Fundamental II na referida escola. O percurso investigativo do presente trabalho iniciou com a coleta, sistematização e análise dos dados disponíveis no catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes). Esta pesquisa tem abordagem qualitativa de natureza exploratória que utiliza procedimentos técnicos da pesquisa bibliográficas, documental e observação – participante e de campo, tendo como instrumentos de coleta de dados questionário e entrevistas e diário de campo. Na pesquisa realizada, verificamos inicialmente que no contexto escolar, a EA, se apresenta como um grande desafio, sendo apontada a importância de ser trabalhada com mais frequência na escola apesar da existência de programas, projetos e/ou ações desta natureza.