Banca de QUALIFICAÇÃO: ADAIR GOMES FALCÃO

DISCENTE: ADAIR GOMES FALCÃO
DATA: 01/04/2024
LOCAL: AVC01 - Sala A302 Sala de Videoconferência

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: PERCEPÇÕES DOCENTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE BARREIRA, CEARÁ - BRASIL.

Educação ambiental; Formação docente; Práticas pedagógicas.

ÁREA: Educação

Nos últimos anos, as discussões sobre a preservação ambiental se intensificaram devido aos significativos danos causados pelas atividades humanas, em prol do que se chama qualidade de vida e o desenvolvimento econômico. É imperativo ensinar o tema educação ambiental para formação dos docentes e discentes tanto nas comunidades, como nas escolas, permitindo que estes/as cidadãos/ãs desenvolvam a capacidade e consciência crítica sobre a importância de se engajarem mais ainda, na preservação do meio ambiente. Atualmente, no que diz respeito ao tema meio ambiente, temos visto a necessidade de se trabalhar uma educação de forma contextualizada e interdisciplinar sobre questões ambientais, enfatizando a importância da biodiversidade para que possa ser transmitido esses conhecimentos aos discentes e docentes. Dessa forma, nos interessamos por realizar uma pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa de caráter exploratório, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Francisco Correia Lima, localizado no distrito de Arerê, município de Barreira (CE). Esta pesquisa tem por objetivo geral- Identificar as concepções que esses/as docentes têm acerca da temática da Educação Ambiental. E por outro lado, tem como objetivos específicos: a) analisar como tem sido suas práticas pedagógicas no trato da Educação Ambiental em sala de aula, e b) contribuir com a formação desses/as docentes de modo para a construção de práticas pedagógicas voltadas para uma nova forma de conduta sobre meio ambiente na busca de alternativas e soluções voltadas à elevação da qualidade de vida da escola. Nossa pesquisa tem dentre os seus referenciais teóricos Carson (2010); Boff (2012); Reigota (2009; 2002; 2017); Dias (2010); Conrado e Silva (2017), dentre outros autores/as. Para a coleta de dados será aplicado um questionário semiestruturado com questões abertas e, também, questões fechadas. Contudo, caso seja necessário também lançaremos mão de entrevistas e rodas de conversas. Para a realização das análises do conteúdo recorremos à estatística descritiva e bardin. A partir da aplicação de questionário aplicado junto aos 37 docentes, já foi algumas informações, como por exemplo, que 55% dos/as docentes de alguma forma já participaram de formação sobre Educação Ambiental; 75%, ou seja, 12 (doze) docentes afirmaram que a escola tem desenvolvido projetos ou ações pedagógicas voltadas à  Educação Ambiental, e : 62%, ou seja, 10 (dez) docentes afirmam que a escola recebe  contribuições ou parcerias a fim de trabalhar a Educação Ambiental. E 38%, o que equivale a  06 (seis) de docentes alegam que a escola não usufrui de parcerias das outras instituições.

Interno - 2180226 - ELISANGELA ANDRE DA SILVA COSTA
Presidente - 1127296 - GERANILDE COSTA E SILVA