Multisseriação Escolar: Análise sobre as práticas pedagógicas da Escola Municipal José Bernardo Uchoa- Canindé-Ce
Educação do Campo. Multisseriação. Prática docente.
O presente trabalho, em desenvolvimento no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino e Formação
Docente (PPGEF) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), tem por
objetivo analisar o funcionamento das salas multisseriadas que permanecem como realidade concreta
nas escolas do campo. Nessas turmas, compostas por estudantes de diferentes séries e com frequente
distorção idade–ano, um único professor é responsável por planejar e conduzir conteúdos variados em
um mesmo espaço, lidando com demandas pedagógicas simultâneas e complexas. O estudo centra-se
em uma escola municipal localizada no distrito Vazante do Curu, em Canindé-CE, município que se
destaca no Nordeste pelo elevado número de assentamentos da Reforma Agrária. Nessas comunidades,
a Multisseriação é recorrente, mas a ausência de uma proposta pedagógica específica para a Educação
do Campo nos anos iniciais evidencia um descompasso entre o currículo escolar — predominantemente
urbano — e as identidades, saberes e modos de vida das populações rurais. Essa lacuna motivou a
investigação, especialmente pela experiência profissional da pesquisadora como docente da rede
municipal, observando de perto as tensões e potencialidades desse contexto educativo. A pesquisa busca
compreender como os professores articulam saberes acadêmicos e saberes da prática, oriundos de suas
vivências e do cotidiano escolar, para constituir sua práxis pedagógica em condições desafiadoras.
Reconhece-se que as salas multisseriadas, comuns nas áreas rurais, indígenas e quilombolas, ainda são
pouco valorizadas nas políticas públicas e no debate acadêmico, apesar de sua relevância social e
educativa. Analisar suas dinâmicas e estratégias didáticas contribui para fortalecer práticas mais justas,
contextualizadas e equitativas, além de dar visibilidade ao trabalho docente desenvolvido com recursos
muitas vezes limitados. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa,
fundamentado em entrevistas, visitas de campo e diálogos com equipes da Secretaria Municipal de
Educação. A análise dos dados seguirá os procedimentos da análise de conteúdo, conforme Bardin
(2011). O embasamento teórico apoia-se em autores como Arroyo (2012), Ximenes e Colares (2013),
Freire (1996; 2000), Molina (2012), Caldart (2009), Madalena Freire (2021) e Lunas (2009), bem como
em documentos do MEC/SECAD (BRASIL, 2004) e no Dicionário da Educação do Campo (2012). A
pesquisa parte da compreensão de que as salas multisseriadas devem ser reconhecidas como parte
constitutiva da realidade educacional no campo, demandando reorganizações pedagógicas que
valorizem as especificidades territoriais, culturais e sociopolíticas das comunidades rurais. Ao iluminar
desafios, práticas e possibilidades, este estudo busca contribuir para o fortalecimento da Educação do
Campo nos anos iniciais e para a construção de políticas que respeitem e respondam às realidades locais