EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: PRÁTICAS CURRICULARES EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA
Educação das Relações Étnico-Raciais. Educação Escolar Quilombola.
Guia Pedagógico. Práticas Curriculares.
A presente pesquisa, intitulada Educação das Relações Étnico-Raciais: Práticas Curriculares em uma
Escola Quilombola, motivada na Lei no 10.639/2003, teve como objetivo investigar a possibilidade de
integrar os conhecimentos culturais e sociais da comunidade quilombola localizada na Serra do Evaristo,
em Baturité-CE, ao currículo formal da instituição de ensino fundamental denominada Escola Municipal
Osório Julião, situada na mesma localidade. Através de uma abordagem qualitativa, foram analisadas as
práticas curriculares dessa escola, visando verificar se a instituição inclui a história, a ancestralidade e as
tradições culturais da comunidade quilombola. Com base nas teorias de Candau & Moreira (2013),
Sacristán (1998, 2000, 2013), Freire (1967, 2014, 2015), Gomes (2006), Munanga & Kabengele (1999),
Miranda (2007), Silva (1999, 2016) e Cavalheiro (2001), a pesquisa identificou a necessidade de uma
maior aproximação da escola aos conhecimentos formais e os saberes locais. A partir da análise dos
questionários aplicados nas entrevistas com os/as professores/as e gestores/as, foi elaborado o produto
educacional: um guia pedagógico construído por meio de um processo participativo que envolveu
professores/as, gestores/as e lideranças comunitárias. Esse guia tem como objetivo auxiliar os/as
docentes no desenvolvimento de práticas pedagógicas mais significativas e contextualizadas, alinhadas à
realidade e às especificidades da comunidade escolar. A pesquisa contribui para o campo da educação
quilombola ao demonstrar a importância de valorizar a cultura e a identidade dessa comunidade na
construção do currículo escolar. Além disso, o guia pedagógico elaborado apresenta-se como uma
ferramenta útil para a implementação de algumas práticas pedagógicas.