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Banca de DEFESA: FRANCISCO LINDOMAR DE LIMA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO LINDOMAR DE LIMA SILVA
DATA: 25/06/2025
HORA: 13:00
LOCAL: Unidade acadêmica Palmares
TÍTULO:

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: PRÁTICAS CURRICULARES EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação das Relações Étnico-Raciais. Educação Escolar Quilombola.
Guia Pedagógico. Práticas Curriculares.


PÁGINAS: 162
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO:

A presente pesquisa, intitulada Educação das Relações Étnico-Raciais: Práticas Curriculares em uma
Escola Quilombola, motivada na Lei no 10.639/2003, teve como objetivo investigar a possibilidade de
integrar os conhecimentos culturais e sociais da comunidade quilombola localizada na Serra do Evaristo,
em Baturité-CE, ao currículo formal da instituição de ensino fundamental denominada Escola Municipal
Osório Julião, situada na mesma localidade. Através de uma abordagem qualitativa, foram analisadas as
práticas curriculares dessa escola, visando verificar se a instituição inclui a história, a ancestralidade e as
tradições culturais da comunidade quilombola. Com base nas teorias de Candau & Moreira (2013),
Sacristán (1998, 2000, 2013), Freire (1967, 2014, 2015), Gomes (2006), Munanga & Kabengele (1999),
Miranda (2007), Silva (1999, 2016) e Cavalheiro (2001), a pesquisa identificou a necessidade de uma
maior aproximação da escola aos conhecimentos formais e os saberes locais. A partir da análise dos
questionários aplicados nas entrevistas com os/as professores/as e gestores/as, foi elaborado o produto
educacional: um guia pedagógico construído por meio de um processo participativo que envolveu
professores/as, gestores/as e lideranças comunitárias. Esse guia tem como objetivo auxiliar os/as
docentes no desenvolvimento de práticas pedagógicas mais significativas e contextualizadas, alinhadas à
realidade e às especificidades da comunidade escolar. A pesquisa contribui para o campo da educação
quilombola ao demonstrar a importância de valorizar a cultura e a identidade dessa comunidade na
construção do currículo escolar. Além disso, o guia pedagógico elaborado apresenta-se como uma
ferramenta útil para a implementação de algumas práticas pedagógicas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2076669 - LUMA NOGUEIRA DE ANDRADE
Interno - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Externo à Instituição - JOSÉ FELIPE OLIVEIRA DA SILVA - FMB
Notícia cadastrada em: 20/06/2025 16:54
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