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Banca de DEFESA: RITA DE CASSIA TEIXEIRA SAMPAIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RITA DE CASSIA TEIXEIRA SAMPAIO
DATA: 26/01/2026
HORA: 09:30
LOCAL: AURORAS
TÍTULO:

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E INTERCULTURALIDADE CRÍTICA: INSURGÊNCIAS DIANTE DAS DIFERENÇAS SOCIOCULTURAIS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JIJOCA DE JERICOACOARA/CE.


PALAVRAS-CHAVES:

Diversidade. Formação de Professores. Interculturalidade Crítica.


PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

O atual contexto educacional é profundamente atravessado pela diversidade cultural, étnica e
social, o que impõe à escola o desafio de superar práticas pedagógicas homogêneas e
excludentes. Nesse cenário, a formação de professores, sob a perspectiva da interculturalidade
crítica, configura-se como um espaço estratégico para a construção de saberes que dialoguem
com a realidade plural dos sujeitos escolares. Esta dissertação justifica-se pela necessidade de
compreender e intervir nos desafios enfrentados pelos professores ao lidar com as diferenças
no contexto escolar. Assim, propõe-se promover, por meio de uma pesquisa-formação, espaços
reflexivos e colaborativos que possibilitem aos professores de uma escola pública municipal
situada em Jijoca de Jericoacoara/CE compreender, discutir e ressignificar suas práticas
pedagógicas à luz da educação intercultural, favorecendo o reconhecimento e a valorização da
diversidade no contexto escolar. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e se fundamenta
na pesquisa colaborativa, utilizando a perspectiva da pesquisa-formação como metodologia.
A produção de dados envolveu a aplicação de questionário, a análise dos achados dos
encontros formativos através da transcrição dos materiais audiovisuais e escritos produzidos
durante as atividades, utilizando-se a análise de conteúdo de Bardin(1995), complementada
pelo diário de campo da pesquisadora. O material utilizado nos encontros formativos foi

organizado e formatado em PDF, constituindo-se como o Produto Educacional desta pesquisa.
A fundamentação teórica ancorou-se em autoras e autores como Walsh ( 2001, 2009, 2019 ),
Candau eRusso ( 2010 ), Candau e Oliveira ( 2010 ), Freire ( 2001,1987,1996 ), Coppete ( 2012
), Gomes ( 2017 ), Ibiapina ( 2008), Pimenta ( 2002 ), Meijer ( 2015 ), Krenak ( 2019) entre outros que
contribuem para o aprofundamento da interculturalidade crítica na formação docente. No
contexto escolar investigado, evidenciou-se que, embora os professores reconheçam a
importância do respeito e da inclusão, as demandas cotidianas, a sobrecarga de trabalho e a
ausência de espaços de reflexão dificultam uma atuação pedagógica sensível à
interculturalidade. Diante disso, é urgente repensar a formação continuada como espaço de
escuta, crítica e reinvenção, capaz de fomentar uma prática sensível à diversidade,
comprometida com a justiça social e com a valorização dos saberes e identidades diversas que
habitam a escola pública. O processo formativo desenvolvido contribuiu para a ampliação da
consciência crítica dos participantes, favorecendo o reconhecimento de sua potência
transformadora e o desejo de continuidade formativa. Conclui-se que a educação intercultural,
entendida em sua dimensão crítica, constitui um caminho fecundo para a construção de uma
escola mais humana, democrática e sensível às diferenças.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Externo à Instituição - MARIA KELLYNIA FARIAS ALVES - UECE
Presidente - 1280871 - SINARA MOTA NEVES DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 10/12/2025 21:47
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