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Banca de DEFESA: MARCOS JEAN ALVES DA SILVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS JEAN ALVES DA SILVEIRA
DATA: 15/01/2026
HORA: 10:00
LOCAL: UNILAB - Campus das Auroras
TÍTULO:

Formação Inicial Docente e Enfrentamento do Racismo Antinegro: Potencialidades de uma Proposta Pedagógica nas Licenciaturas em Física e em ciências Biológicas do IFCE – campus Acaraú para a Educação das Relações Étnico-Raciais no Baixo Acaraú.


PALAVRAS-CHAVES:

ERER. Lei no 10.639/2003. Racismo. Formação de professores.


PÁGINAS: 151
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente pesquisa, de natureza qualiquantitativa e caráter exploratório, debruça-se sobre a
Formação Inicial Docente e Enfrentamento do Racismo Antinegro: Potencialidades de uma
Proposta Pedagógica nas Licenciaturas em Física e Ciências Biológicas do IFCE – Campus
Acaraú para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no Baixo Acaraú. A história é
testemunha insuspeita de que a trajetória da educação brasileira não guarda registros de uma
formação docente inicial com o necessário preparo para prática na sala de aula das relações,
valorização e convivência democrática com a diversidade étnico-racial presente na população
do Brasil. Nessa linha de pensamento foi que se estabeleceu a seguinte questão
problematizadora: os componentes curriculares pedagógicos, da disciplina de Didática, nas
turmas das Licenciaturas em Física e em Ciências Biológicas do IFCE - Campus Acaraú podem
contribuir na mudança de paradigmas nas relações étnico-raciais no processo de formação
docente? Diante desta realidade, este projeto de pesquisa se propõe contribuir para discussões,
análise e reflexão da abordagem sobre a educação das relações étnico-raciais na formação inicial
do docente considerando os componentes curriculares das disciplinas pedagógicas como
possível mecanismo facilitador de desconstrução e (re) construção de paradigmas na efetivação
das políticas e ações afirmativas municiando professores para o trato didático sob a égide da Lei
no 10.639/2003 no IFCE - Campus Acaraú. Tendo carona nos objetivos e conteúdos presentes
na referida disciplina, a proposta do produto educacional desse projeto é sugerir, para o IFCE -
campus Acaraú, após a pesquisa, a necessidade e viabilidade da inclusão desses conteúdos na
ementa do componente curricular em pauta, como meio de trabalhar a aplicação da referida lei
utilizando a técnica de situações-problema como vivência de forma prática o estudo de
identidade e diferença. Essa sugestão será feita mediante resultado da pesquisa, com

apresentação da dissertação elaborada. Dialogam com essa pesquisa, dando sustentação teórica,
algumas dezenas de autores dentre os quais evidenciam-se, devidamente segregados em quatro
grandes categorias a saber: 1) O Racismo nosso de cada dia - Pelos Caminhos da História: Fanon

(2024), Freyre (2003), Gomes (2013), Meijer (2012, 2019); 2) Educação das Relações Étnico-
Raciais: Aranha (2002), (2008), Diangelo (2020), Gomes (2001, 2011) e Munanga (2004); 3) A

Formação de Professores e as disciplinas pedagógicas: Brandão (1995), Freire (2002), Gomes
(2012), Misukami e Reali (2010), e Saviani (2009) e 4) Pertencimento e Ancestralidade – o
passado que nos habita: Sodré (2002) e Oliveira (2001); além dos documentos legais e
curriculares oficiais. Considerando o que foi produzido e diante da existência de algumas marcas
na cultura e tradição, oriundas da sociedade e escola, no que se refere sobretudo a práticas
racistas, fica mais que evidente o agigantamento dos desafios que se avizinham diante do
surgimento de cada nova evidência da frieza da lei e da real e urgente necessidade em torná-la
parte inexorável da práxis pedagógica dos professores e alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1127296 - GERANILDE COSTA E SILVA
Externo à Instituição - MARIA KELLYNIA FARIAS ALVES - UECE
Presidente - 1579329 - REBECA DE ALCÂNTARA E SILVA MEIJER
Notícia cadastrada em: 10/12/2025 19:11
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