O estudante surdo do ensino regular da educação básica em Iguatu (Ceará): formação e percepção docente sobre práticas de ensino inclusivo.
Palavras-chave: Formação de professores. Educação Inclusiva. Surdez.
A presente dissertação, acompanhada de seu produto educacional, tem como objeto de
pesquisa a compreensão e a percepção de professores da educação básica acerca da educação inclusiva,
com foco nas práticas pedagógicas desenvolvidas com estudantes surdos em turmas regulares. O
estudo tem como objetivo geral analisar como esses docentes compreendem a inclusão de alunos
surdos e de que modo organizam suas práticas de ensino; como objetivos específicos, busca-se
identificar os desafios enfrentados no cotidiano escolar, mapear as estratégias por eles adotadas e
interpretar os sentidos atribuídos à inclusão no contexto da educação básica. A investigação
fundamenta-se em referenciais de análise oriundos dos campos da educação inclusiva, dos estudos
surdos e das discussões sobre prática pedagógica, permitindo compreender tanto os aspectos
socioculturais da diferença quanto os fatores institucionais que atravessam o trabalho docente. Do
ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de campo, desenvolvida por meio da pesquisa-
ação, escolhida por possibilitar a participação ativa da pesquisadora e dos professores na construção do
processo investigativo. Essa abordagem favoreceu a intervenção na realidade estudada, a produção
coletiva de dados e a elaboração de proposições práticas para o enfrentamento da problemática. A
pesquisa-ação também ampliou a compreensão dos significados atribuídos pelos sujeitos aos
fenômenos investigados, permitindo análises mais densas sobre as práticas e percepções docentes. O
lócus da pesquisa foram escolas públicas do ensino fundamental (anos iniciais) do município de Iguatu,
e os sujeitos participantes foram professores da rede municipal que atuam diretamente com crianças
surdas, reconhecidos como agentes centrais na mediação da aprendizagem, no desenvolvimento e na
interação desses estudantes no espaço escolar. Os resultados revelam que os professores reconhecem a
importância da educação inclusiva, mas enfrentam desafios relacionados à formação insuficiente, ao
domínio limitado da Libras, às condições de trabalho e à ausência de recursos pedagógicos adequados.
Também evidenciam a busca por estratégias colaborativas, a adaptação de materiais e o investimento
em práticas dialógicas como caminhos para qualificar a inclusão. As intervenções possibilitadas pela
pesquisa-ação contribuíram para ampliar a reflexão docente e fortalecer práticas mais consistentes de
atendimento às especificidades dos alunos surdos.