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Banca de DEFESA: FRANCISCO LINDOMAR DE LIMA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO LINDOMAR DE LIMA SILVA
DATA: 25/06/2025
HORA: 13:00
LOCAL: Unidade acadêmica Palmares
TÍTULO:

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: PRÁTICAS CURRICULARES EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação das Relações Étnico-Raciais. Currículo Prescrito. Educação Escolar Quilombola.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO:

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa aplicada, que busca investigar possíveis contribuições da Educação das Relações Étnico-Raciais: Práticas Curriculares em uma Escola Quilombola para a reconstrução/aprimoramento do currículo de uma Escola “Quilombola” de Ensino Fundamental, no Município de Baturité-Ce. Esta pesquisa propõe-se a investigar as Relações Étnicas Raciais: Práticas Curriculares na Educação Quilombola da Escola Municipal Osório Julião e fundamentar a reflexão quanto ao currículo escolar, versando os conhecimentos culturais empíricos construídos ou produzidos pela comunidade dessa Escola Quilombola, situada na Serra do Evaristo, em Baturité-Ce. Este estudo tem o intuito de analisar o currículo da referida escola, como ele é abordado e/ou confrontado, concomitante com os costumes e ancestralidades da comunidade onde a escola de ensino fundamental está inserida. Anuncia como objetivo central: analisar o currículo da escola, de modo a constatar se os conhecimentos culturais e sociais advindos da comunidade são aproximados, abordados e/ou valorizados na educação escolar das crianças quilombolas, verificando se as práticas curriculares evidenciam e valorizam tais conhecimentos sobrevindos da comunidade. Tal abordagem visa fomentar um diálogo enriquecedor entre os conhecimentos locais e os saberes acadêmicos e escolares, pois a Educação das Relações Étnico-Raciais: Práticas Curriculares na Educação Quilombola configura-se como uma valiosa aliada da Educação Escolar Quilombola. Isso se deve ao fato de que um dos objetivos primordiais da Educação Escolar Quilombola é promover a articulação entre os conhecimentos formais e os saberes locais, valorizando as especificidades das comunidades quilombolas, especialmente no que tange à história, ancestralidade, memória e tradições culturais. Propõe-se, com base nas reflexões das teorias curriculares, uma mudança de paradigma que visa deslocar o currículo tradicional em direção a uma abordagem mais contextualizada. Esta nova abordagem busca valorizar a cultura da Comunidade Quilombola da Serra do Evaristo, fundamentando-se nos princípios do multiculturalismo presentes nas teorias críticas e pós-críticas do currículo, as quais se alinham de maneira mais significativa aos objetivos desta pesquisa. Os principais referenciais teóricos que embasam este estudo são: CANDAU & MOREIRA (2013); SACRISTÁN (1998, 2000, 2013.); FREIRE (1967, 2014, 2015); GOMES (2006): MUNANGA & KABENGELE (1999): MIRANDA (2007): SILVA, T. (1999, 2016): CAVALLEIRO (2001), entre outros. Nesse contexto, optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, que inclui a realização de um estudo bibliográfico, documental e de campo. Os procedimentos metodológicos a serem utilizados englobam a aplicação de questionários online, por meio do Google Forms, e a coleta de documentos relevantes. Com base nos resultados obtidos, será desenvolvido um produto educacional na forma de uma cartilha elaborada por meio de oficinas pedagógicas. Essas oficinas utilizarão materiais didáticos abordando o Currículo Basilar da escola, onde contará com a participação ativa de professores/as, alunos/as e lideranças da Comunidade Quilombola da Serra do Evaristo, com o objetivo de construir um retrato fidedigno e representativo que valorize e respeite a ancestralidade, a história e a cultura das comunidades quilombolas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Externo à Instituição - JOSÉ FELIPE OLIVEIRA DA SILVA - FMB
Interno - 2076669 - LUMA NOGUEIRA DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 12/06/2025 15:18
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