Histórias de Vida: Formação e Atuação de Professoras/es da Área de Ciências da Natureza
Formação de professores. Histórias de Vida. Ciências da Natureza. Ensino Médio
Ao longo de sua trajetória de formação, vida e trabalho, os professores que atuam nas diferentes áreas do conhecimento são expostos a diferentes desafios que fazem parte dos processos de ensinar e aprender, inclusive a própria profissão. Tais desafios envolvem aspectos das políticas educacionais, dos processos de formação inicial e contínua, da relação com o saber e da relação com o contexto e com os sujeitos das práticas educativas. A partir da reflexão sobre essas essas diferentes referências, constroem conhecimentos de ordens diversas que têm o potencial de contribuir com o desenvolvimento de suas ações como docente. A presente dissertação tem como objetivo compreender, a partir das histórias de vida de professores de Ciências da Natureza, os avanços e desafios enfrentados na formação e prática profissional docente, articulando vida-trabalho-formação. A metodologia é alicerçada na abordagem qualitativa e no método (auto)biográfico, tendo como sujeitos professores que atuam na área de Ciências da Natureza e como lócus investigativo duas escolas da rede pública de ensino médio, no estado do Ceará. Serão utilizadas como estratégias de aproximação com a realidade: revisão de literatura, análise documental, questionário semi estruturado e entrevistas. Os dados serão submetidos à análise compreensiva-interpretativa proposta por Souza (2006).