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Banca de QUALIFICAÇÃO: ARLEISE RODRIGUES DE MATOS MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARLEISE RODRIGUES DE MATOS MARTINS
DATA: 01/07/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Auroras
TÍTULO:

Título do Trabalho: Multisseriação e Currículo Escolar: Análise sobre as práticas pedagógicas da Escola Municipal José Bernardo Uchoa- Canindé-Ce


PALAVRAS-CHAVES:

Educação do Campo. Multisseriação. Currículo. Prática docente


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

O presente trabalho, em curso, está sendo desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional Ensino e Formação Docente (PPGEF) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Tem como objeto de pesquisa analisar as salas com ensino multisseriado que ainda são uma realidade nas práticas pedagógicas nas escolas no campo. Essas turmas são formadas por alunos de diversas séries com distorção de idades, com aulas ministradas por um único professor, que tem o papel de planejar e aplicar em sua prática conteúdos diferentes de ensino no único espaço. Essas salas estão localizadas em uma escola municipal, especificamente no distrito Vazante do Curu no Município de Canindé. Aulas compostas por várias séries oferecem desafios sob medida, as atividades diárias em sala de aula são complexas e únicas, exigindo de nós, como professores, uma compreensão mais ampla do processo de ensino e aprendizagem de uma perspectiva colaborativa e cultivando a autonomia do aluno. A decisão em pesquisar sobre esse tema se deu por ser Professora da rede municipal de Canindé e sempre me inquietou a questão que Canindé está entre os Municípios do Nordeste como o maior número de Assentamentos da Reforma Agrária, e que a maioria das Escolas com multisseriação estão nesses espaços e há uma ausência gritante de um Currículo ou uma proposta pedagógica voltada para a Educação do Campo de ensino fundamental, para a realidade desse sujeito que resiste e luta pela vida no Campo. Atualmente Canindé possui três Escolas Estaduais de Ensino Médio do Campo, com uma proposta pedagógica voltada para o Campo, porém a realidade do Ensino Fundamental I é diferente. As Escolas continuam a apresentar um currículo único, urbano sem identidade das comunidades que as crianças estão inseridas. Por esta razão o cotidiano do professor e sua metodologia se tornam alvo desse estudo, uma vez que esta prática pedagógica é constituída tanto pelos saberes acadêmicos, quanto pelos saberes da prática, das experiências vividas em seu meio. É a união de fatores internos e externos ao sujeito, que vão se entrelaçando para a tessitura da sua práxis. Este estudo é relevante por diversas razões educacionais, sociais e pedagógicas. As salas multisseriadas, frequentemente encontradas em áreas rurais, indígenas ou quilombolas, são uma realidade concreta da educação brasileira, mas ainda são pouco valorizadas e compreendidas no debate acadêmico e nas políticas públicas. Entender como se organizam, quais estratégias pedagógicas são utilizadas é fundamental para promover uma educação mais justa, equitativa e de qualidade. Além disso, a pesquisa contribui para ampliar a visibilidade das práticas docentes em contextos desafiadores, valorizando o trabalho dos professores que, muitas vezes com recursos limitados, desenvolvem formas criativas e eficazes de ensino. Ao identificar práticas bem-sucedidas, o estudo pode inspirar outras escolas, apoiar a formação docente e subsidiar políticas educacionais mais adequadas às realidades locais. A nossa pesquisa será de abordagem qualitativa, exploratória-explicativa, sendo inicialmente realizada uma investigação bibliográfica e documental nas temáticas de educação rural, educação do campo, a importância do Currículo, multisseriação, legislações educacionais e documentos legais do município referente ao ensino, como também uma investigação por meio de um estudo de campo. Quanto à metodologia da pesquisa, é do tipo descritivo-exploratória com abordagem qualitativa. Utilizaremos entrevistas, visitas de campo como também dialogos com as Equipes da Secretaria de Educação do Município. A interpretação dos dados seguirá os procedimentos da análise de conteúdo conforme orienta Bardin (2011). Os eixos de discussão sustentam-se epistemologicamente, principalmente, nos estudos de Arroyo(2012), Ximene; Colarea (2013), Freire (1996/2000), Mollina (2012), Caldart (2009), Madalena Freire (2021), Lunas (2009), dentre outros. Esses estudos e a análise de documentos expedidos pelo Ministério da Educação – MEC/SECAD (BRASIL, 2004), pelo Dicionário da Educação do Campo (2012), permitem a expansão da temática pesquisada. Compreende-se que as Salas Multisseriadas devem ser percebida como uma realidade presente e que deverão possibilitar uma nova reorganização dos espaços escolares na zona rural.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCESCA DANIELLE GURGEL DOS SANTOS - UECE
Presidente - 2076669 - LUMA NOGUEIRA DE ANDRADE
Interno - 363.115.023-72 - MARIA CLEIDE DA SILVA RIBEIRO LEITE - UFC
Notícia cadastrada em: 03/06/2025 14:08
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