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Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO DANIERBES DE SOUSA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO DANIERBES DE SOUSA SANTOS
DATA: 05/12/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Campus da Liberdade
TÍTULO:

RACISMO LINGUÍSTICO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO SOBRE O RECONHECIMENTO E A VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA BANTU POR DOCENTES EM UMA ESCOLA DE MARACANAÚ-CE


PALAVRAS-CHAVES:

Racismo Linguístico; Pretuguês; Línguas bantu; Educação antirracista; Periferia; Ensino de Língua Portuguesa


PÁGINAS: 136
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO:

A presente pesquisa investiga o racismo linguístico no ensino de Língua Portuguesa em uma escola da periferia de Maracanaú-CE, compreendendo-o como um mecanismo de discriminação que deslegitima variedades linguísticas associadas a grupos racializados, sobretudo aqueles oriundos de comunidades negras e periféricas. Tomando como eixo analítico o pretuguês e suas matrizes bantu, o estudo discute como práticas pedagógicas baseadas na hegemonia da norma-padrão reforçam desigualdades históricas, silenciam repertórios culturais e contribuem para o apagamento das influências africanas na formação do português brasileiro. Ancorado em referenciais decoloniais (Nascimento, 2019; Gonzalez, 2020; Quijano, 2005) e em estudos sobre variação linguística e poder (Bagno, 1999; Fiorin, 2008; Lopes, 2015), o trabalho evidencia que a língua, longe de ser neutra, constitui espaço de disputa simbólica, identitária e política. A pesquisa adota abordagem qualitativa e utiliza entrevistas semiestruturadas com professores/as de Língua Portuguesa da rede pública municipal, buscando compreender em que medida reconhecem e valorizam as contribuições das línguas bantu no enfrentamento ao racismo linguístico. Conclui-se que promover justiça linguística no contexto escolar exige formação crítica, revisão curricular e valorização das matrizes culturais que integram o português brasileiro, especialmente aquelas oriundas de populações negras e periféricas. Assim, ensinar Língua Portuguesa implica assumir um compromisso ético com a inclusão, a emancipação e o reconhecimento das múltiplas vozes que constituem a realidade sociolinguística do país.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1379478 - CLAUDIA RAMOS CARIOCA
Externo ao Programa - 1127296 - GERANILDE COSTA E SILVA
Interno - 1217639 - MARA RITA DUARTE DE OLIVEIRA BERRAOUI
Presidente - 2279043 - ROQUE DO NASCIMENTO ALBUQUERQUE
Notícia cadastrada em: 25/11/2025 15:14
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