DOCÊNCIA E GÊNERO EM MOÇAMBIQUE: A TRAJETÓRIA DAS MULHERES DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR
Docência; gênero; trajetória; ensino superior; Moçambique
A igualdade de género tem sido cada vez mais reconhecida como essencial ao processo de desenvolvimento sustentável e à formulação de políticas e programas nacionais efetivos de desenvolvimento. Em Moçambique, a Constituição da República (2004) faz menção à defesa e promoção dos direitos e da igualdade dos cidadãos perante a Lei, garantido assim, de forma primordial, a igualdade de gênero como um dos objetivos fundamentais do Estado. O estudo tem como objetivo identificar e debater sobre a participação das mulheres na docência do ensino superior em Moçambique, verificar qual é o lugar que essas mulheres ocupam nas Instituições de Ensino Superior (IES), analisar a trajetória da mulher na docência do ensino superior em Moçambique, identificando as barreiras que dificultam sua inserção e progressão na carreira, considerando áreas de atuação e níveis da carreira docente, analisar as políticas institucionais e públicas que impactam a equidade de gênero na docência universitária. A metodologia usada durante a pesquisa está sendo fundamentada na pesquisa bibliográfica, com ajuda de materiais já publicados como livros, artigos e pesquisas. Visto que os objetivos da pesquisa buscam averiguar e determinar opiniões sobre fatos relacionados com o tema, estão sendo desenvolvidas entrevistas semi-estruturadas, onde, com recurso a um roteiro, são feitas perguntas as entrevistadas.