Alfabetização e letramento na EJA: perspectivas docentes e a construção da autonomia de mulheres em Mulungu-CE
Alfabetização e letramento. EJA. Pratica docente. Emancipação feminina.
Este estudo analisa as concepções de alfabetização e letramento desenvolvidas por professoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública municipal de Mulungu, no interior do Ceará, sob a perspectiva da emancipação e do empoderamento feminino. Partindo do reconhecimento das marcas históricas que condicionaram a inserção social da mulher, considera-se que tais práticas configuram instrumentos de poder e de construção identitária. Ao nos aprofundarmos nos desafios vivenciados pelas mulheres da EJA em processo de alfabetização percebemos a importância de atentarmos para as práticas de Alfabetização e Letramento realizadas pelas docentes e em como elas podem ser gerenciadas com o intuito de promover maior criticidade e autonomia. Com vistas a buscar elementos que contribuam para o entendimento acerca dos processos de alfabetização e letramento como mecanismo de autonomia e emancipação social, esta pesquisa portanto, tem como objetivo principal analisar a concepção de alfabetização e letramento desenvolvidas por professoras da EJA, sob a perspectiva de uma formação autônoma e emancipatória de mulheres da rede pública municipal de ensino de Mulungu, no interior do Ceará. De modo específico, busca-se: i) discutir os aspectos históricos, conceituais e pedagógicos da alfabetização e do letramento que fundamentam a construção de práticas emancipadoras voltadas à educação de mulheres na Educação de Jovens e Adultos; ii) Analisar as implicações políticas e sociais que atravessam a alfabetização e o letramento, destacando as práticas docentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA); e iii) investigar as práticas pedagógicas desenvolvidas por professoras alfabetizadoras da EJA no município de Mulungu, com foco na autonomia e emancipação das mulheres. Fundamentada em concepções freireanas de autonomia e emancipação, trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo método é exploratório, de abordagem interpretativa, utilizando entrevistas semiestruturadas direcionadas as docentes da EJA da rede municipal de Mulungu-ce, pertencentes as extensões escolares da Sede e do distrito de Lameirão, que partilham do ensino para esta modalidade por meio da reterritorialização das salas de aula e a implementação de classes multisseriadas. A análise dos dados coletados se dará a partir da categorização das informações conforme Bardin (2016), dividindo se em subcategorias. As conclusões apontam que, em linhas gerais, as concepções e práticas das docentes da EJA em Mulungu estão fortemente atravessadas por suas próprias trajetórias de vida e pelo contexto social das estudantes, revelam-se não apenas como processos técnicos, mas como instrumentos de emancipação, empoderamento e construção de identidades, reafirmando a relevância da EJA como espaço de transformação individual e coletiva.