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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA HALANA COSTA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA HALANA COSTA OLIVEIRA
DATA: 29/10/2025
HORA: 13:00
LOCAL: Campus das Auroras
TÍTULO:

Alfabetização e letramento na EJA: perspectivas docentes e a construção da autonomia de mulheres em Mulungu-CE


PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização e letramento. EJA. Pratica docente. Emancipação feminina.


PÁGINAS: 127
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO:

Este estudo analisa as concepções de alfabetização e letramento desenvolvidas por professoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública municipal de Mulungu, no interior do Ceará, sob a perspectiva da emancipação e do empoderamento feminino. Partindo do reconhecimento das marcas históricas que condicionaram a inserção social da mulher, considera-se que tais práticas configuram instrumentos de poder e de construção identitária. Ao nos aprofundarmos nos desafios vivenciados pelas mulheres da EJA em processo de alfabetização percebemos a importância de atentarmos para as práticas de Alfabetização e Letramento realizadas pelas docentes e em como elas podem ser gerenciadas com o intuito de promover maior criticidade e autonomia. Com vistas a buscar elementos que contribuam para o entendimento acerca dos processos de alfabetização e letramento como mecanismo de autonomia e emancipação social, esta pesquisa portanto, tem como objetivo principal analisar a concepção de alfabetização e letramento desenvolvidas por professoras da EJA, sob a perspectiva de uma formação autônoma e emancipatória de mulheres da rede pública municipal de ensino de Mulungu, no interior do Ceará. De modo específico, busca-se: i) discutir os aspectos históricos, conceituais e pedagógicos da alfabetização e do letramento que fundamentam a construção de práticas emancipadoras voltadas à educação de mulheres na Educação de Jovens e Adultos; ii) Analisar as implicações políticas e sociais que atravessam a alfabetização e o letramento, destacando as práticas docentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA); e iii) investigar as práticas pedagógicas desenvolvidas por professoras alfabetizadoras da EJA no município de Mulungu, com foco na autonomia e emancipação das mulheres. Fundamentada em concepções freireanas de autonomia e emancipação, trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo método é exploratório, de abordagem interpretativa, utilizando entrevistas semiestruturadas direcionadas as docentes da EJA da rede municipal de Mulungu-ce, pertencentes as extensões escolares da Sede e do distrito de Lameirão, que partilham do ensino para esta modalidade por meio da reterritorialização das salas de aula e a implementação de classes multisseriadas. A análise dos dados coletados se dará a partir da categorização das informações conforme Bardin (2016), dividindo se em subcategorias. As conclusões apontam que, em linhas gerais, as concepções e práticas das docentes da EJA em Mulungu estão fortemente atravessadas por suas próprias trajetórias de vida e pelo contexto social das estudantes, revelam-se não apenas como processos técnicos, mas como instrumentos de emancipação, empoderamento e construção de identidades, reafirmando a relevância da EJA como espaço de transformação individual e coletiva.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANIELLE MELLO FERREIRA - NENHUMA
Interno - 2361719 - GEORGIA MARIA FEITOSA E PAIVA
Presidente - 3064241 - LUIS CARLOS FERREIRA
Externo à Instituição - MESSIAS HOLANDA DIEB - UFC
Notícia cadastrada em: 12/09/2025 11:44
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