Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIA KAROLINE TORRES SILVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIA KAROLINE TORRES SILVEIRA
DATA: 28/11/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO:

A QUESTÃO INDÍGENA E O ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA: REFLEXÕES A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO SUBPROJETO DE HISTÓRIA DA UNILAB/CE


PALAVRAS-CHAVES:

Residência Pedagógica; História Indígena; Implementação da Lei 11.645/08


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO:

A pesquisa analisa como a questão indígena foi trabalhada, após a Lei 11.645/08, a partir do Programa Residência Pedagógica – PRP, nas escolas-campo, especificamente no subprojeto História/CE da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB/CE. O Programa Residência Pedagógica, foi criado no ano de 2018, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, através da Portaria no 38/2018, sendo incorporado à Política Nacional de Formação de Professores no Brasil. O subprojeto de História se concentrou na implementação das Leis no 10.639/2003 e no 11.645/2008, que obrigam o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena nas escolas públicas e particulares brasileiras. Essas leis visam combater o racismo e valorizar as contribuições dessas populações na formação da sociedade brasileira. No entanto, muitas vezes são negligenciadas ou tratadas de forma superficial nas escolas. Contudo, a pesquisa se detém nos desafios para a implementação da Lei 11.645/2008, questionando a presença dos saberes indígenas no Programa Residência Pedagógica e seu impacto na formação docente, a partir das experiências dos residentes e preceptores. A metodologia utilizada foi amparada pela História Oral e pela análise documental, mediante aplicação de entrevistas semiestruturadas. Conclui-se, em linhas gerais, que o Programa Residência Pedagógica, especificamente no subprojeto de História/CE contribuiu para a inclusão da História Indígena no currículo escolar, a partir de uma abordagem interdisciplinar, ainda que tenha enfrentado desafios na prática.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1304426 - ARILSON DOS SANTOS GOMES
Presidente - 1561853 - EDSON HOLANDA LIMA BARBOZA
Externo à Instituição - ISAÍDE BANDEIRA DA SILVA - UECE
Notícia cadastrada em: 25/11/2025 15:07
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2025 - UNILAB - sigaa1.sigaa1