O Curso de Realização em Audiovisual da Vila: Trajetórias de formação entre a extensão e a educação técnico-profissional
Educação; Trabalho; Educação Profissional; Trajetórias
Esta pesquisa se centra no Estudo de Caso acerca do Curso de Realização em Audiovisual da Escola Pública da Prefeitura de Fortaleza, analisando as contribuições deste equipamento público para a formação técnico-profissional de seus egressos, levando em conta as narrativas de suas trajetórias. O objetivo é refletir sobre a relação Trabalho-Educação no âmbito do audiovisual na região metropolitana de Fortaleza, capital do Ceará, apresentando o curso ora estudado a partir do caráter extensionista do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará. Para tanto, analisa-se as trajetórias profissionais, acadêmicas e de desenvolvimento pessoal dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Lançando mão de uma metodologia mista, cujas contribuições de Yin (2001) e Josso (1991) se entrecruzam com autores e autoras brasileiros(as) que pensaram a relação trabalho e educação até aqui, como Ciavatta e Frigotto (2005), Kuenzer (2005), Saviani (1989), Antunes (2018) e Libâneo (2025), a hipótese inicial se centrou no fato de que encontraríamos um curso feito para as classes médias urbanas da capital, cujo funcionamento, desenho curricular e práxis pedagógica retratariam ainda uma visão copiada do modo de produção hegemônico estadunidense. Concretamente, o que se pôde observar é um diálogo claro entre a extensão e a formação profissional, materializada no desenho curricular do curso e nas narrativas coletadas. Compreendeu-se ainda, graças ao processo de pesquisa e contato com os sujeitos que aceitaram participar dela, que este é um processo também de compreensão da trajetória de formação deste pesquisador em busca dos sentidos que construiu nos seus contextos de formação. Desta forma, é o testemunho deste sujeito aprendente, que se auto-elabora e que é confrontado pela existencialidade presente em sua pesquisa.