A DANÇA COMO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES DEFICIENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NA UNILAB
Dança; Inclusão; Educação Superior; Unilab
O presente estudo tem como objetivo compreender em que medida a dança pode contribuir com o processo de inclusão de estudantes com deficiência na educação superior, mais especificamente a Unilab, a partir das experiências formativas no ensino, pesquisa e extensão. Tomando como referência para os grupos artísticos culturais que atuam no campo da dança e outras manifestações artísticas. Para alcançar o objetivo proposto definimos como metodologia central o estudo de caso, associado a análise de conteúdo, e como procedimentos metodológicos realizamos levantamento documental e aplicamos questionário de pesquisa aos coordenadores e participantes de grupos artísticos culturais e de dança da Unilab. Como principais fontes teóricas temos os seguintes autores: Mantoan (2003;2010); Oliveira (2013), Sassaki (2006), Bardin (2011) entre outros autores. A dança como dispositivo de inclusão na educação superior para pessoas com deficiência é uma prática fundamental para o processo educativo, com impactos positivos tanto no desenvolvimento pessoal quanto na construção de uma cultura mais inclusiva no ambiente universitário. No entanto, para que ambiente universitário. No entanto, para que essas iniciativas sejam plenamente eficazes, é fundamental enfrentar os desafios de acessibilidade física, pedagógica, tecnológica e atitudinal que ainda persistem. A formação de educadores e a adaptação de currículos e espaços físicos são elementos importantes nesse processo. Esses achados indicam que a dança pode ser uma estratégia educativa para a inclusão, desde que as condições estruturais e pedagógicas adequadas estejam em vigor para garantir a participação de todos(as).