AS ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO SOCIOPOLÍTICA DO INSTITUTO CIGANO DO BRASIL NO FACEBOOK
Povos Ciganos; Movimento Social; Representação Social; Facebook
Este estudo apresenta o resultado de uma pesquisa mediada por computador, de natureza quali/quanti, que analisou o conteúdo divulgado pelo Instituto Cigano do Brasil na rede social Facebook, com o objetivo de identificar suas estratégias sociopolíticas enquanto entidade representativa do Movimento Social Cigano. O percurso metodológico iniciou-se com o mapeamento do universo total de 1.704 publicações presentes na timeline da organização na plataforma Facebook, no período de 2019 a 2024. A partir desse levantamento, foram identificadas as temáticas prioritárias que compõem as publicações, segmentadas amostras em categorias de análise - publicações de maior recorrência e de maior alcance - e discutidos seus significantes e significados. A análise de conteúdo revelou as temáticas, ciganidade, assistência comunitária e controle social como protagonistas nas publicações, configurando-se como estratégias eficientes de obtenção de visibilidade e notoriedade para a organização. Ao posicionar sua atuação sociopolítica como diferencial na promoção e defesa dos direitos dos Povos Ciganos, o Instituto Cigano do Brasil legitima sua representatividade enquanto organização de pertencimento étnico cigano e projeta-se, no contexto do Movimento Social Cigano no Brasil, como referência no exercício da participação e do controle social.