TRABALHO OU ESTUDO: ESTUDANTES TRABALHADORES E A ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO EM FORTALEZA E REDENÇÃO/CE
Trabalho; Educação
O presente trabalho apresenta a discussão sobre a implementação da Política de Tempo Integral nas escolas de Ensino Médio no Brasil e como esta implementação afeta a permanência estudantil de estudantes pertencentes à classe trabalhadora, neste grupo abordamos as vivências de três grupos em especial, sendo mães e pais adolescentes, estudantes trabalhadores e irmãos mais velhos que exercem papel de cuidado na família. Para este momento é realizado o recorte de local de Fortaleza e a cidade de Redenção, no interior do estado do Ceará. De abordagem metodologia qualitativa, se utiliza ferramentas e instrumentos metodológicos que conversam com o método principal, a História Oral. Percebeu-se que a implementação da política de Tempo Integral afetou significativamente a permanência desses grupos e este fenômeno estimulou a migração desses estudantes inadaptados para os turnos noturnos e para a Educação de Jovens e Adultos. Essas trajetórias são narradas pelo interlocutor principal do trabalho, o Professor Diretor de Turma, que neste momento é um sujeito estratégico para o desenvolvimento da pesquisa, haja vista, a sua vivência contínua com os grupos estudantis citados e que acompanhou a mudança dos modelos educacionais, ao passo que também sentiu os impactos desta mudança em sua própria realidade enquanto professor.