ESCRITORAS NEGRAS BRASILEIRAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA EQUIDADE RACIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA NO MUNICÍPIO DE MARANGUAPE/CE
Escritoras Negras; Formação de professores; Interseccionalidade
No Brasil, a branquitude acadêmica fixou no imaginário popular por meio da ideologia da democracia racial, uma escrita de história, impossibilitando por muito tempo que escritoras negras tivessem sua escrita representada nas escolas e nas universidades. Frente a essa questão, a presente pesquisa problematiza os prejuízos desse domínio para a divulgação da escrita da população negra. Com isso, este estudo tem o objetivo de investigar as contribuições da leitura de obras de mulheres negras brasileiras para práticas educacionais dos (as) professores (as) de História nas turmas do 9oano da rede pública de ensino de Maranguape/CE, a partir das formações continuadas de História. Por meio do conceito de interseccionalidade, à luz em Kimberlé Crenshaw (2004), e na concerne à formação docente em seu caráter interdisciplinar, com as contribuições de Tardif (2017), esse trabalho será desenvolvido teoricamente. Metodologicamente, essa investigação se caracteriza como qualitativa e de natureza básica, buscando contribuir de forma interseccional com os saberes sobre as Relações Étnico-Raciais no Brasil. A pesquisa evidencia as organizações históricas do Movimento Negro e de mulheres negras no Ceará e no Brasil e seus protagonismos; busca verificar as formas de acesso às obras de mulheres negras e quais estratégias os (as) professores (as) utilizam em seus planejamentos. E por fim, observará o desenvolvimento das aulas pós ciclo de formação continuada abordando dez escritoras negras.