Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSEFA GLEICE DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEFA GLEICE DO NASCIMENTO
DATA: 24/10/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 215, bloco C, Campus das Auroras - Unilab
TÍTULO:

“Gentes da EJA” na docência: percursos de professores e políticas de formação.


PALAVRAS-CHAVES:

Gentes da EJA; Docentes da EJA; Subcidadania; Exclusão; Formação Continuada.


PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO:

A presente dissertação tem como objetivo analisar como a noção de “Gentes da EJA”, originalmente con cebida para compreender os estudantes dessa modalidade, pode ser estendida aos docentes, evidenciando as condições que atravessam suas trajetórias profissionais e formativas, bem como suas implicações para a construção de políticas educacionais voltadas à formação inicial e continuada. A pesquisa discute o alargamento dessa concepção para os professores da EJA, tomando como referência categorias ligadas à cidadania e exclusão - subcidadania, habitus precário e educacional, construção de identidade e comunidade, além das implicações para políticas de formação docente. Nesse movimento, busca-se compreender as ressonâncias entre docentes que,
em condições semelhantes às de seus alunos, compartilham experiências de inferiorização,subalternização e invisibilidade em suas práticas pedagógicas e relações de trabalho. Ainvestigação adota uma abordagem qualitativa de cunho participante, realizada com cinco docentesda EJA de uma escola da rede pública municipal de Itaitinga, região metropolitana de Fortaleza(CE). Os dados foram obtidos por meio de formulário e entrevistas gravadas em áudio, guiadaspelas categorias de Ferreira (2024), que orientaram questões sobre trajetórias pessoais e profissionais, dificuldades na formação inicial, significados de ser professor(a) da EJA eexperiências de formação continuada. A análise dos relatos permitiu a construção das seguintescategorias: (1) precarização e acomodação do trabalho docente; (2) encontros e desencontros de dentidades e trajetórias da EJA; (3) culturas de negação da modalidade; e (4) secundarização da formação docente. Os resultados indicam que a ampliação da noção de “Gentes da EJA” para incluir os professores possibilita a superação de mecanismos de segregação, inferiorização e invisibilidade que marcam a prática pedagógica. Conclui-se que a pesquisa pode contribuir para o desenvolvimento de pedagogias de encorajamento e empoderamento docente, diferenciadas e inclusivas, capazes de fortalecer a Educação de Jovens e Adultos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSÉ EUSTÁQUIO ROMÃO - UNINOVE
Externo à Instituição - JÚLIO CÉSAR ROSA DE ARAÚJO - UFC
Presidente - 3064241 - LUIS CARLOS FERREIRA
Interno - 1217639 - MARA RITA DUARTE DE OLIVEIRA BERRAOUI
Notícia cadastrada em: 12/09/2025 11:27
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2025 - UNILAB - sigaa4.sigaa4