PRÁTICAS DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA
Educação para as Relações Étnico Raciais; Práticas pedagógicas; Políticas Públicas de ações afirmativas.
O estudo busca conhecer e analisar de que forma a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) tem se desenvolvido nas práticas pedagógicas. Para tal, além de debruçar-nos acerca da temática da educação antirracista e do letramento racial, buscaremos nos aprofundar nos projetos realizados pelos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, no município de Fortaleza, práxis esta, planejada pelos professores, de forma interdisciplinar ou por áreas do conhecimento, e submetida ao Edital de Financiamento Boas Práticas, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) com vistas a financiá-los nas diversas áreas do conhecimento, contemplando todos os componentes curriculares, fomentando na escola a possibilidade de desenvolvimento de amplas temáticas, uma das quais é a de nosso interesse de estudo, referente à Educação para as Relações Étnico-Raciais. Nosso intuito é conhecer de que forma a ERER está imbricada na prática docente e a sua contribuição na construção de uma educação cidadã que forme indivíduos aptos a fazer parte de uma sociedade multicultural e diversa.