A FORMAÇÃO TÉCNICO-PROFISSIONAL NO CURSO DE REALIZAÇÃO EM AUDIOVISUAL NA ESCOLA PÚBLICA DE AUDIOVISUAL DA PREFEITURA DE FORTALEZA: JORNADAS DE ESTUDANTES TRABALHADORES(AS) ENTRE 2006 E 2022.
Palavras-chave: Educação - Trabalho - Educação e Capital
O presente estudo tem como objetivo analisar as contribuições do Curso de Realização em Audiovisual oferecido pela Escola pública de Audiovisual da Prefeitura de Fortaleza para formação técnico-profissional de estudantes-trabalhadores da capital e da região metropolitana de Fortaleza, capital do Ceará. Esta iniciativa de extensão, fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Escola Pública de Audiovisual da Prefeitura de Fortaleza, selecionou, desde 2006, um grupo diversificado de estudantes para uma formação com aproximadamente duas mil horas de duração. A pesquisa busca entender o perfil e o impacto desta formação na vida dos(as) estudantes trabalhadores(as) que participaram do curso entre os anos de 2006/07 e 2022.A metodologia do trabalho, numa perspectiva Interdisciplinar em Humanidades, adota o Estudo de Caso e uma abordagem qualitativa. Para tanto, estudantes egressos(as) de diferentes turmas foram entrevistados de forma semiestruturada, com respostas em formato de texto, áudio ou vídeo. A pesquisa também analisou o currículo da última turma, de 2022, sob uma perspectiva politécnica. O referencial teórico se aprofunda na relação entre Educação e Trabalho, dialogando com autores como Frigotto (1984, 2005, 2010), Antunes (2009, 2018), Kuenzer (1996,1999), investigando se a formação oferecida, apesar da sua qualidade, prepara os estudantes para um mercado de trabalho marcado pela flexibilização e pela precarização. O estudo discute conceitos como a “formação humana integral” e a “exclusão includente”, levantando a questão se o curso, ao incluir os estudantes, não os exclui do trabalho formal, levando-os a se tornarem "pejotizados". O curso contribui para a formação cultural e intelectual, sem dúvidas, mas não parece integrar plenamente as dimensões técnica, ética e política necessárias para uma formação humana integral, por fim, a pesquisa revelou que o curso se manteve como a única iniciativa governamental de formação em audiovisual de longa duração na cidade de Fortaleza por quase 20 anos.