A RETERRITORIALIZAÇÃO DAS SALAS DE AULA E AS TURMAS MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: análise das políticas públicas de educação no município de Mulungu, CE
Educação de Jovens e Adultos; Multisseriação; Mulungu-CE; Políticas Públicas; Reterritorialização
O presente trabalho busca responder à seguinte questão: como funciona a política de Educação
de Jovens e Adultos (EJA) no município de Mulungu-CE, considerando os processos de
reterritorialização das salas de aula e de implementação de turmas multisseriadas? A hipótese
levantada é a de que o investimento realizado pelo município nos últimos sete anos, com a
abertura de turmas descentralizadas e multisseriadas, contribuiu para ampliar o acesso e
favorecer a permanência de jovens, adultos e idosos na escola. Em função disso, o objetivo é
analisar a política pública de Educação de Jovens e Adultos, do município de Mulungu, no interior
do Ceará, destacando as estratégias de expansão da oferta e de organização das práticas
pedagógicas. A base teórica apoia-se em autores como Gadotti (2008) e Gentili (2009), ao discutir
alfabetização e direito à educação, Castells (2005), Parente (2014) e Hage (2011), ao refletirem
sobre territorialidade e multisseriação; bem como Paiva (2004) e Barreto (2006), ao abordarem a
educação como processo contínuo e a formação docente permanente. Esses referenciais
permitiram construir três categorias de análise: (i) mobilização para a oferta da EJA e a dimensão
a financeirização; (ii) desafios relacionados à descentralização e multisseriação das turmas; e (iii)
o direito a ter direito à educação escolar compreendido como aprendizagem e ensino ao longo
da vida. A metodologia adotada é qualitativa, de caráter exploratório e descritivo-interpretativa.
Foram utilizados dados do Censo da Educação Básica (Inep/MEC), documentos da Secretaria
Municipal de Educação de Mulungu e entrevistas semiestruturadas com gestores da rede de
ensino. O desdobramento metodológico possibilitou compreender os sentidos atribuídos pelos
sujeitos às políticas locais de EJA. Os resultados do exercício de análise apontam que, apesar das
condições precárias de infraestrutura, a política municipal tem se fortalecido a partir da
mobilização dos gestores educacionais na elaboração de estratégias políticas e administrativas
como a promoção da EJA em alpendres de casas como salas de aula bem como na criação de
turmas multisseriadas. Diante desses achados, a conclusão é que a EJA em Mulungu representa
uma experiência singular de resistência e reinvenção diante dos avanços, retrocessos e disputas que marcam a modalidade no âmbito nacional. Em função disso, é possível sugerir que políticas públicas de longo prazo, com financiamento adequado e formação continuada de professores, são fundamentais para consolidar a EJA como espaço de inclusão social e de cidadania plena.