PRÁTICAS EDUCATIVAS SUSTENTÁVEIS EM ESPAÇOS ESCOLARES: ESTUDO NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL VEREADOR JOSÉ PIRES DE FREITAS, OCARA - CEARÁ
Palavra-chave: Sustentabilidade, Plantas Medicinais, Fitoterapia, Educação Ambiental.
A escolha do objeto de estudo está relacionada à vivência do pesquisador na escola/comunidade, o que possibilitou o acompanhamento do processo contínuo das práticas educativas de educação ambiental interligada à sustentabilidade, principalmente no tocante ao projeto Farmácia Viva. Além disso, ainda que preliminarmente, tal experiência contribuiu com a observação dos impactos gerados sobre a vida dos alunos e dos membros da comunidade. É possível compreender, por conseguinte, que as demandas socioambientais vêm se configurando ao longo do tempo, evidenciando a necessidade de mudanças de atitude nos contextos ambiental, social e político. Torna-se, assim, cada vez mais urgente e necessário o fortalecimento de políticas ambientais voltadas à proteção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, com ênfase no desenvolvimento sustentável. Ante o exposto, espera-se que este trabalho possa contribuir para o exercício da reflexão crítica acerca da importância das práticas educativas ambientais sustentáveis na escola. Assim, o presente trabalho, ao final da pesquisa, organizar-se-á em seis seções principais, quais sejam: A primeira e segunda seção trata, respectivamente, dos objetivos do estudo e das práticas educativas sustentáveis no contexto escolar, abordando a trajetória da educação ambiental, sua inserção no cotidiano escolar, a Farmácia Viva como prática educativa e o uso de plantas medicinais cultivadas na região do Maciço de Baturité. A quarta seção é dedicada ao delineamento metodológico do estudo, iniciando com a descrição da natureza e tipologia da pesquisa, com a delimitação do lócus e do corpus de dados, instrumento de coleta e modelo de análise. A seção Discussão e Resultados, a ser construída após a qualificação, abordarão as práticas educativas sustentáveis desenvolvidas pela escola no contexto do projeto Farmácia Viva, bem como a percepção dos estudantes acerca da relevância das práticas educativas ambientais e a forma de integração dessas práticas ao currículo escolar. A sexta seção, por seu turno, compreenderá as considerações finais do presente estudo, elencando os principais resultados alcançados, informando os fatores limitantes para a consecução do estudo e sugerindo novas abordagens e objetos de estudo relacionados à temática abordada no presente trabalho.