AS CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DA LITERATURA DE CORDEL, NO TRATO
DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NO CONTEXTO DO PROGRAMA AGRINHO, NAS
TURMAS DE 8o ANO DA ESCOLA VEREADOR JOSÉ PIRES DE FREITAS, OCARA
- CEARÁ.
Educação ambiental; Literatura de cordel; Práticas pedagógicas.
Esta pesquisa tem por objetivo geral compreender as contribuições e desafios da
literatura de cordel, nas práticas ambientais sustentáveis, da Escola de Ensino Fundamental
Vereador José Pires de Freitas, em Ocara (CE), no ensino e aprendizado em relação às
temáticas, trabalhadas pelo Programa Agrinho, e desenvolvidas na referida escola. Temos por
objetivos específicos, a) identificar quais os conhecimentos que os/as estudantes têm sobre a
Educação Ambiental e a Sustentabilidade Ambiental, b) apontar como os/as estudantes se
relacionam com a Literatura de Cordel, versando sobre a Educação Ambiental e a
Sustentabilidade Ambiental. Estamos realizando uma pesquisa participante, com abordagem
qualiquantitativa. Quanto ao objetivo é exploratória descritiva a partir da interação nos
processos pedagógicos dentro do Programa Agrinho desenvolvido na escola, aplicando a
leitura, oficinas, produções e exposição de folhetos de cordel, em uma turma de 8o ano, onde
pretendemos abordar as questões ambientais, utilizando a literatura de cordel. Nossa pesquisa
tem dentre os seus referenciais teóricos Haurélio (2016) e Boof (2017). Por meio desta foi
possível identificar que a Literatura de Cordel despertou o interesse dos discentes,
favorecendo a expressão oral, o pensamento crítico e a sensibilização para questões
ambientais. Observou-se que a abordagem integrada entre meio ambiente e Literatura de
Cordel promoveu melhorias na aprendizagem e no engajamento estudantil. Entretanto,
verificou-se que os docentes carecem de formação específica para trabalhar com o cordel, o
que limita seu uso pedagógico. Quanto às dificuldades temos a carga horária reduzida e a
ausência do cordel como componente curricular também foram identificadas. Conclui-se que a
Literatura de Cordel constitui uma estratégia pedagógica eficaz na promoção da Educação
Ambiental, contribuindo para a formação de sujeitos críticos, participativos e conscientes de
sua responsabilidade socioambiental.