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Banca de DEFESA: JOAQUIM SILVA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAQUIM SILVA PEREIRA
DATA: 10/12/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 224
TÍTULO:

PRÁTICAS EDUCATIVAS SUSTENTÁVEIS EM ESPAÇOS ESCOLARES: ESTUDO NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL VEREADOR JOSÉ PIRES DE FREITAS, OCARA - CEARÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Palavra-chave: Educação ambiental. Práticas sustentáveis. Farmácia Viva. Interdisciplinaridade.


PÁGINAS: 74
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Meio Ambiente E Agrárias
RESUMO:

O desenvolvimento sustentável, consolidado a partir do Relatório Brundtland e fortalecido
pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tornou-se central para a construção
de sociedades mais justas, equilibradas e viáveis. No Brasil, políticas públicas como a Política
Nacional de Educação Ambiental (Lei no 9.795/99) reforçam a necessidade de inserir a
temática ambiental no cotidiano escolar, estimulando práticas que promovam a
conscientização e a participação estudantil. Nesse contexto, a Escola de Ensino Fundamental
Vereador José Pires de Freitas, situada no distrito Serragem, em Ocara/CE, desenvolve ações
voltadas à sustentabilidade, com destaque para o Projeto Farmácia Viva, que integra educação
ambiental, uso de plantas medicinais e valorização dos saberes tradicionais. Este estudo teve
como objetivo analisar, com ênfase no Projeto Farmácia Viva, as práticas educativas
sustentáveis desenvolvidas na escola, investigando suas características, a forma como são
integradas ao currículo e a percepção dos estudantes. O referencial teórico abordou temas
como práticas educativas sustentáveis, trajetória da educação ambiental no país,
interdisciplinaridade e o papel pedagógico do uso de plantas medicinais na escola. A pesquisa
adotou abordagem qualitativa, fundamentada em Gil (2022) e Minayo (2025), com
delineamento exploratório e descritivo por meio de estudo de caso. O lócus foi a Escola
Vereador José Pires de Freitas, reconhecida por ações de cultivo de plantas medicinais e
projetos comunitários ligados à sustentabilidade. Participaram alunos do 9o ano, selecionados 

por conveniência e tipicidade, considerando sua vivência consolidada no projeto. A coleta de
dados envolveu observação participante com diário de campo, questionário com escala Likert
e análise documental de projetos pedagógicos, relatórios e registros fotográficos. As respostas
via Google Forms permitiram identificar percepções dos estudantes sobre as práticas
sustentáveis. Os dados foram analisados conforme Bardin (2011) e validados por triangulação
entre observação, documentos e respostas dos alunos. Os resultados evidenciam que as
práticas sustentáveis da escola foram fortalecidas pela atuação da Comissão de Meio Ambiente
e Qualidade de Vida (COM-VIDA), responsável por ações alinhadas ao PRONEA e aos ODS.
O Projeto Farmácia Viva Eco Sustentável se destaca como eixo interdisciplinar, articulando
horta, horto medicinal, catalogação botânica, oficinas, aulas práticas, compostagem e parcerias
com instituições como o Museu de História Natural do Ceará. A participação dos estudantes
foi integral: 100% declararam integrar as atividades do projeto e reconhecer sua relevância
para a escola e a comunidade. Houve elevado reconhecimento quanto ao desenvolvimento da
consciência ambiental, da responsabilidade socioambiental e do trabalho coletivo. A maioria
dos alunos identificou integração do projeto aos componentes curriculares, embora
apresentassem dificuldade em citar exemplos concretos, o que pode refletir sua faixa etária ou
indicar necessidade de maior sistematização curricular. Os estudantes também perceberam
melhorias no ambiente escolar e fortalecimento dos vínculos comunitários. No conjunto, os
achados apontam que o Projeto Farmácia Viva é uma estratégia pedagógica eficaz para
promover práticas educativas sustentáveis, proporcionando aprendizagens significativas,
engajamento discente, preservação dos saberes tradicionais e ações ambientais
contextualizadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2121631 - JEFERSON FALCAO DO AMARAL
Interno - 1555831 - LIVIA PAULIA DIAS RIBEIRO
Externo ao Programa - 1963917 - VIVIANE PINHO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 05/12/2025 10:33
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