INTEGRAÇÃO DOS SABERES TRADICIONAIS AGRÍCOLAS GUINEENSE NO
CURRÍCULO DE CURSO DE AGRONOMIA DA UNILAB CONSIDERANDO O
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Desenvolvimento sustentável. Saberes tradicionais. Agronomia intercultural.
UNILAB. Guiné-Bissau.
Essa pesquisa em nível de mestrado tem por objetivo geral Identificar como o curso
de Agronomia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
(UNILAB) aborda o desenvolvimento sustentável e a integração dos saberes agrícolas
tradicionais guineenses em sua matriz curricular, corroborando para o avança de uma ciência
agrícola intercultural e comprometida com a sustentabilidade. A proposta partiu da
necessidade de compreender se os princípios de interculturalidade ligados à conjugação dos
sistemas agrários dos países que compõem a UNILAB, previstos no Projeto Pedagógico do
Curso (PPC), são efetivamente integrados no currículo do curso. Para alcance dos objectivos,
foi adotada uma abordagem quali-quantitativa, de caráter interdisciplinar, articulando
conceitos oriundos das ciências ambientais, sociais e naturais. O estudo envolveu revisão
bibliográfica, pesquisa documental, observação de campo, entrevistas semiestruturadas e
aplicação de questionários a estudantes do curso de Agronomia. Os resultados revelaram que,
embora o PPC do curso proponha a integração entre os sistemas agrícolas dos países que
fazem parte da UNILAB com destaque para o Brasil e a Guiné-Bissau, essa diretriz se
concretiza predominantemente no plano teórico. Na prática, observou-se que o currículo e os
conteúdos ministrados pelos docentes permanecem majoritariamente centrados no contexto
agrícola brasileiro, com escassa abordagem dos saberes tradicionais guineenses. Constatou-se,
ainda, a ausência de componentes curriculares específicos e de projetos de extensão voltados à
integração e ao estudo das práticas agrícolas tradicionais guineenses. Apesar disso,
identificaram-se esforços pontuais de alguns professores de algumas disciplinas que tentam
inserir os temas relacionados à interculturalidade e a integração da agricultura guineense em
suas aulas e atividades de pesquisa. Os resultados também evidenciam que parte dos discentes
reconhece a importância da integração dos saberes agrícolas tradicionais na formação
agronômica intercultural, embora percebam limitações estruturais e pedagógicas para que isso
ocorra de modo efetivo. A pesquisa aponta que a consolidação de uma ciência agrícola
intercultural na UNILAB exige maior articulação entre teoria e prática, além do fortalecimento
de políticas institucionais que incentivem o diálogo entre diferentes epistemologias agrícolas.
Conclui-se que o curso de Agronomia apresenta avanços e potencial na promoção da
interculturalidade e do desenvolvimento sustentável, mas ainda carece de iniciativas concretas
que garantam a integração dos contextos agrários guineenses de forma sistemática e
transformadora.