PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SUSTENTÁVEL COM BASE NA
FERRAMENTA STARS: O CASO DA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO
INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB)
Sustentabilidade. Planejamento Estratégico. Ensino Superior. STARS. Sistema
de Gestão Ambiental. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. UNILAB.
Este estudo avaliou o nível de sustentabilidade institucional da Universidade da Integração
Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) com base na ferramenta STARS
(Sustainability Tracking, Assessment & Rating System), que permite mensurar e acompanhar o
desempenho sustentável das Instituições de Ensino Superior (IES). A pesquisa abordou as
dimensões ambiental, social e econômica da sustentabilidade a partir das ações descritas no
Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNILAB. Foram identificadas 14 práticas
sustentáveis: seis ambientais, três econômicas e cinco sociais. Os resultados apontaram que,
apesar dos avanços rumo ao desenvolvimento sustentável, como a implantação de sistema
fotovoltaico, o gerenciamento de resíduos recicláveis e programas de assistência estudantil, a
universidade apresenta fragilidades quanto à ausência de um Sistema de Gestão Ambiental
(SGA), à falta de alinhamento do PDI com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
(ODS) e à escassez no gerenciamento de dados demográficos. Conclui-se que, embora a
UNILAB demonstre esforços na promoção da sustentabilidade, ainda necessita de maior
integração entre suas ações institucionais, especialmente por meio do Plano de Logística
Sustentável (PLS) e da adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), além do
alinhamento da sua estratégia institucional com os ODS, para consolidar sua política ambiental
e ampliar seu impacto sustentável.