Dissertações/Teses

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2024
Dissertações
1
  • MBIAVANGA ADÃO GARCIA
  • Escritas silenciadas: o racismo editorial/sistêmico brasileiro na seleção de autoria africana e suas implicações no ensino e na pesquisa no Brasil. 

  • Orientador : LILIAN PAULA SERRA E DEUS
  • Data: 28/02/2024
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  • Este estudo abrange as literaturas africanas de língua portuguesa no âmbito do contexto brasileiro, com um enfoque crucial na identificação e análise das lacunas subjacentes nas pesquisas acadêmicas. Por meio de uma investigação minuciosa, este estudo destaca a prevalência de autores já consagrados nas discussões acadêmicas, e, consequentemente, a subvalorização das vozes menos reconhecidas, notavelmente as das autoras negras africanas. A pesquisa é meticulosamente organizada em cinco capítulos, abordando de maneira abrangente e interconectada diversos aspectos das literaturas africanas, tais como a sua presença nas instituições universitárias, o impacto da promulgação da Lei 10.639/03 na formação docente, a perspectiva das literaturas africanas como desconstrução de estereótipos arraigados e, por fim, a relevância da inclusão de autores africanos nos manuais escolares brasileiros. Através desta abordagem multifacetada, o estudo salienta a importância de ampliar e diversificar o espaço para vozes negligenciadas, promovendo assim a riqueza da diversidade cultural e desafiando preconceitos profundamente enraizados. Ao oferecer uma análise interdisciplinar e amplamente contextualizada, este estudo contribui significativamente para uma compreensão mais profunda e holística das literaturas africanas de língua portuguesa no cenário brasileiro contemporâneo.

2
  • ROSEANE MEDEIROS DA SILVA
  • LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA  

  • Orientador : VANIA MARIA FERREIRA VASCONCELOS
  • Data: 28/02/2024
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  • O presente trabalho tem como objetivo central discutir a importância da literatura afro-brasileira
    no processo da humanização e construção da identidade dos (as) estudantes da educação básica
    (9ª ano do ensino fundamental II) da rede pública de ensino. A literatura afro-brasileira se
    constitui como mecanismo de humanização, firmação identitária, instrumento de luta e
    resistência contra o racismo. Compreendemos que a seleção adequada dos textos literários
    pertencentes a tal categoria temática, bem como a correta aplicação de metodologia leitora de
    literatura nos espaços educativos, pode contribuir para a formação/firmação da identidade
    negra dos educandos. Nesta perspectiva, em termos metodológicos, utilizou-se de pesquisa
    bibliográfica de abordagem qualitativa e de bases legais que regem o sistema educativo
    (BNCC, PCN, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais
    e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira). Logo, defendemos que a abordagem do
    texto literário demanda uma prática pedagógica sistematizada que viabilize a formação do leitor
    literário para que ele/ela se aproprie das possibilidades e potencialidades empreendidas pela
    literatura afro-brasileira, para isso propomos a elaboração de um material de apoio pedagógico
    como resultado desta pesquisa.

3
  • LUANA NASCIMENTO MARINHO
  • A POTENCILIADADE DAS PRÁTICAS MULTILETRADAS PARA A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO, COM ÊNFASE NA LEI 10639/03, NO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO ANNA JUNQUEIRA AYRES TOURINHO.

  • Orientador : ELIANE GONÇALVES DA COSTA
  • Data: 26/04/2024
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  • A potencialidade das práticas multiletradas para a transformação da educação no Ensino Médio, com ênfase na Lei 10639/03, é uma temática de grande relevância no contexto educacional atual. Nesse cenário, emergem objetivos específicos que se delineiam em torno da viabilidade do desenvolvimento dos multiletramentos, os quais englobam investigar a implementação da Pedagogia de Projetos no Colégio Estadual do Campo Anna Junqueira Ayres Tourinho como estratégia pedagógica para promover multiletramentos, avaliar os impactos dessa abordagem na integração das disciplinas do currículo escolar e investigar o engajamento e a aprendizagem dos alunos por meio da Pedagogia de Projetos. Com abordagem qualitativa, o estudo ressaltou a importância da capacitação dos professores diante das novas tecnologias e sua relevância para a educação. A Pedagogia de Projetos surge como um caminho promissor para promover multiletramentos, pois possibilita a
    integração de diferentes áreas do conhecimento, favorecendo uma abordagem interdisciplinar. Ao trabalhar com projetos que envolvem a utilização de múltiplas linguagens, como textos escritos, imagens, vídeos e recursos tecnológicos, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades e competências necessárias para a sociedade contemporânea. A Lei 10639/03 desempenha um papel fundamental nesse contexto, pois
    estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, contribuindo para a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo. Ao incorporar os conteúdos previstos na lei nas práticas multiletradas, os estudantes têm a oportunidade de conhecer e valorizar a diversidade cultural presente na sociedade, ampliando sua compreensão sobre a história e contribuições dos povos afrodescendentes
    para a formação do país. A conclusão do estudo apontou que as novas tecnologias demandam uma constante capacitação dos professores, a fim de que possam utilizá-las de forma eficaz no contexto educacional. Além disso, evidenciou-se que a abordagem da Pedagogia de Projetos, aliada aos multiletramentos, promove uma aprendizagem mais significativa e engajadora para os alunos, estimulando sua autonomia, criatividade e
    pensamento crítico. Ao trabalhar com projetos que exploram diferentes linguagens e estimulam a reflexão sobre a diversidade cultural, os estudantes são incentivados a se tornarem cidadãos conscientes de seus direitos e deveres na sociedade.

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