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Dissertações |
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RICARDO SANDRO CARNEIRO DE MESQUITA
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ENGENHARIA DIDÁTICA E SEQÜÊNCIA FEDATHI: UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS DE PERPENDICULARIDADE E PARALELISMO DESTINADAS AO ENSINO FUNDAMENTAL
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Data: 27/01/2023
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Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), a partir da instituição a ele associada, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). O caso estudado neste trabalho é a análise do uso dos princípios da Engenharia Didática, 1ª geração, e da Sequência Fedathi na mediação pedagógica em construções geométricas de perpendicularidade e de paralelismo destinadas ao ensino fundamental. A intervenção foi realizada em uma turma de oitavo ano de uma escola pública, na qual se utilizou e se desenvolveu ideias básicas de construções geométricas com régua e compasso. A partir da utilização de tais materiais e da apresentação de conteúdos básicos à aula como: congruência de triângulos, noções básicas de circunferência e ângulos, aplicouse a Sequência Fedathi, como metodologia de ensino focando-se no desenvolvimento do pensamento científico do aluno e da capacidade de construção de novos saberes matemáticos. Nestes termos, houve a necessidade de realizar um levantamento de hipóteses, a partir de estudos prévios do ambiente escolar e epistemológicos. Por sua vez, a validação deste trabalho, interna, subjetiva e sem fatores quantitativos, é oriunda da natureza da Engenharia Didática, e vem especialmente de análises dos registros pós-intervenção didática, a partir de comparações com as hipóteses levantadas. Basicamente, utilizou-se das etapas da Engenharia Didática: a análise prévia, que analisa as dimensões epistemológicas, didáticas e cognitivas, que são feitas a partir de uma série de questionamentos ao docente atuante na turma para conhecer as características específicas do ambiente escolar; a concepção e análise das possíveis situações didáticas, em termos das informações obtidas na etapa anterior; a experimentação, onde foram utilizados os princípios da Sequência Fedathi como processo de mediação da aula e foram realizados os registro das aulas realizadas, por gravação e de fotos dos trabalhos realizados pelos alunos e análise pós-realização da intervenção. Na sequência, analisaram-se todos os registros ocorridos em sala de aula para ser comparado com o que foi hipotetizado no contrato didático e no planejamento da Sequência Didática. Os principais resultados provenientes da etapa de validação elucidam a viabilidade da utilização destas metodologias em conjunto para o conteúdo de geometria, pois ambas desenvolvem ações importantes voltadas à aprendizagem e tem potencial de monitorar permanentemente os resultados da construção do saber, a partir da autocrítica das suas escolhas didáticas. Desta forma, entendeu-se que a utilização de metodologias com características inovadoras e de natureza mais científica devem ser estimuladas tanto com foco para o desenvolvimento de saberes científicos para os alunos, a partir de toda a comunidade escolar, quanto para treinar docentes, a partir de ações que os permitam desenvolver tais capacidades, como formações continuadas e ambientes escolares que forneçam a estrutura necessária para a realização de tais atividades com o objetivo da análise da qualidade de suas aulas
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JOÃO ARTHUR MAXIMIANO ALBUQUERQUE
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O NÚMERO DE PRATA E A SEQUÊNCIA DE PELL: UM ESTUDO COMPARATIVO COM O NÚMERO DE OURO E A SEQUÊNCIA DE FIBONACCI
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Data: 27/03/2023
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This study presents a comparison between the Golden Number and the Silver Number, as well as between Fibonacci and Pell sequences. Knowing the importance of the Golden Number and its intimate association with the Fibonacci sequence, not only with Mathematics, but with other fields of knowledge, this work aims to indicate similar results for the Silver Number and the Pell sequence, listing properties and results that express how significant this number can also be. It will be shown that it is possible to obtain rectangles, ratios, proportions, spirals, mathematically transcendent sequences and results involving the Silver Number in similar effect to the Golden Number, procuring another number that may arouse curiosity and interest during the study of this science. Even people who believe that there are many barriers in the acquisition of mathematical knowledge or do not consider its applicability in their routine may feel interested in the subject. This study also provides a tool for teachers that aspire to develop and enrich their classes, since many of the results present in this dissertation can be implemetd in several of the mathematical knowledge, such as Algebra, Arithmetic, Matrices and Mathematical Recursion; beyond the suggestion of activity presented in the end of the work. Students can also use this work as a source of research and motivation in finding new results for the Silver Number or even finding new numbers with similar features.
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JOSE ALNEYR ALMEIDA GOMES
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PROPOSTAS DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS PARA O ENSINO MÉDIO
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Data: 20/06/2023
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This work aims to offer proposals for geometric constructions to help high school teachers, through a sequence of constructions and justifications of the main mathematical concepts and entities developed step by step in line with the syllabus of the common national curriculum base (BNCC ) for teaching geometry. With this work it is expected to offer the basic education teacher a material with suggestions of geometric constructions divided in the three years of high school, with the intention of working a more constructive geometry that allows greater interaction of the students with a satisfactory learning and that manages to awaken the students' curiosity in understanding the various geometric contents that are often taught with traditional, expository and abstract classes that provoke a lack of interest in geometry. The constructions and justifications contained in the material are the result of bibliographic research in the various mathematical literatures.
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PAULO CESAR FERREIRA VIANA
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SISTEMA MASSA-MOLA E SUAS PROPRIEDADES: UM ESTUDO ANALÍTICO VIA ÁLGEBRA LINEAR
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Data: 10/08/2023
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Mediante as inúmeras aplicações do movimento harmônico simples, o presente trabalho tem a pretensão de avaliar, de forma individual, o sistema massa-mola, conceituando e caracterizando-o de forma explícita através da modelagem matemática que assume papel preponderante na exibição de suas equações. Para isso, recorremos ao uso das equações diferenciais, chegando a uma função que descreva este sistema. Utilizamos também conceitos oriundos da álgebra linear, como os conceitos de autovalor e autovetor. Dessa forma, modelamos e resolvemos o problema do oscilador harmõnico simples, utilizando-se conceitos da álgebra abstrata e um pouco de cálculo avançado, de maneira que o leitor já traga consigo alguma familiaridade com os mesmos, para que possa aproveitar melhor a leitura. Apresentamos teoremas que garantem tanto a existência, quanto a unicidade das soluçõoes dos sistemas de equações diferenciais usadas na modelagem. Além disso, mostramos os principais fatos sobre a estrutura das soluções de tais sistemas. Exibimos tamb´em as soluções de sistemas lineares de equações diferenciais homogêneas com coeficientes constantes, fazendo a generalização das soluções por exponenciais de matrizes. Apresentamos a solução e na sequência damos a classificação de tais soluções para alguns casos de acordo com o tipo de autovalor. Assim sendo, fizemos o estudo para o oscilador livre de amortecimento, para o oscilador amortecido e para o oscilador subamortecido, etc.
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ENIO MARCIO SA MACIEL
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APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA
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Data: 18/08/2023
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O objetivo deste trabalho é mostrar aos docentes de Matemática a importância de aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem da Matemática para alunos do Ensino médio, por meio da aprendizagem significativa, de maneira particular, pelo uso do laboratório de Matemática. Para isto, são apresentados os índices dos desempenhos dos alunos em Matemática no Brasil, além de concepções de alguns estudiosos; e por fim trabalhos experimentados com os alunos no formato de oficinas, tentando assim dimensionar as deficiências e dificuldades, bem como as possíveis contribuições que os professores podem trazer para um letramento matemático otimizado e eficiente.
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ANTONIO CARLOS PEREIRA DE FREITAS
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TEOREMA FUNDAMENTAL DA ARITMÉTICA E APLICAÇÕES
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Data: 24/08/2023
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Neste trabalho, apresentamos o Teorema Fundamental da Aritmética e aplicações. Iniciamos apresentando os conteúdos básicos necessários para a compreensão do Teorema Fundamental da Aritmética e o conhecimento necessário para entender as suas aplicações. No Teorema Fundamental da Aritmética é apresentado um breve contexto histórico do Teorema Fundamental da Aritmética, é enunciado e provado usando o principio da indução matemática e é apresentado aplicações que são consequências imediatas do teorema como: reformulação do Teorema de Euller, encontrar a forma do divisor de um número natural, a contagem dos divisores de um número natural, a somar e multiplicar os divisores de um número natural, calcular o MMC e o MDC conhecendo a forma fatorada do número natural. Apresentamos também algumas aplicações não imediatas do teorema como: determinar os fatores do fatorial de um número natural, determinar qual o menor inteiro deve-se multiplicar ou dividir a n√a , com a ∈ N, para ter como resultado um inteiro positivo, provar a irracionalidade de n√p, com p primo, e a irracionalidade de n√ p1m1 · p2m2 · ... · prmr onde, mi < n para i = {1, 2, 3, ..., r} e pi para i = 1, 2, 3, ..., r primos; provar a irracionalidade do log2, mostrar uma relação entre coeficientes primos distintos de uma equação do 2º grau e raiz dupla, mostrar que alguns polinômios especiais não podem ter raízes inteiras positivas e por fim mostrar como funciona o processo de criptografia RSA e, na última sessão apresentamos as conclusões finais
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DAVID DOS SANTOS DA COSTA
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S3BIMAT: APLICATIVO WEB COMO INSTRUMENTO SIMULADOR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DISCENTE EM AVALIAÇÕES EXTERNAS (SAEB/SPAECE) COM FOCO EM MATEMÁTICA
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Data: 25/08/2023
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Na última década muitas mudanças e investimentos na educação têm sidos realizados mediante as informações obtidas a partir de avaliações externas. Por outro lado, as escolas têm buscado fazer a sua parte, para que seus alunos tenham bons resultados nessas avaliações. Isto inclui planejar suas ações, criar estratégias de incentivo, buscar novas metodologias de ensino e aprendizagem, ferramentas tecnológicas como o uso de computadores, tablets e smartphones com soluções digitais em jogos, aplicativos e plataformas na internet. Este trabalho foi desenvolvido com a finalidade de apresentar um Aplicativo Web como instrumento simulador no processo de formação discente para avaliações externas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), com foco em matemática. Deste modo, a ferramenta busca cobrir uma lacuna na etapa de preparação para tais avaliações, visto a escassez de recursos para tal finalidade, principalmente quando trata-se da problemática da autonomia discente como ator principal no processo de aprendizagem. A investigação buscou compreender, contextualizar, indicar os objetivos e as metodologias utilizadas no processo de planejamento, tais como: elaboração dos testes e aplicação em termos das matrizes de referência do SAEB e SPAECE, análise estatística e divulgação dos resultados do teste simulado. O método empregado partiu de um estudo bibliográfico sobre os sistemas de avaliação e produção de Itens; compreensão de como é medido a proficiência discente nos testes; verificação da escassez de ferramentas que pudessem atender ao que os sistemas de avaliação sugerem para prática dos alunos e, assim, propor uma nova ferramenta com intuito de disponibilizá-la aos estudantes. Nestes termos, tem-se como objetivo geral desenvolver uma ferramenta computacional como um aplicativo web de modo que possa ser acessado de qualquer lugar físico, através do navegador de internet de um computador pessoal ou smartphone. Como resultado desta pesquisa, foi desenvolvido um aplicativo web denominado S3BIMat, que apresenta uma solução para o armazenamento de Itens de Matemática segundo as Matrizes de Referência do SAEB e SPAECE, e a partir de então a possibilidade de seleção, execução e correção de simulados de Matemática. Permite-se ainda que, durante a resolução dos Itens de um simulado, seja possível a exibição de dicas e, que os distratores, sejam acompanhados de uma justificativa ou comentário, além da possibilidade de acompanhar as resoluções disponíveis para cada um dos Itens propostos. Por fim, o usuário poderá ainda realizar um teste cognitivo no simulador para, através da Teoria de Resposta ao Item (TRI), calcular seu nível e padrão de desempenho na escala SAEB embasados na sua verdadeira proficiência
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JEFFERSON PEREIRA MASCARENHAS
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RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO PREPARAÇÃO PARA OBMEP: ESTUDO DE CASO NO 4º COLEGIO DA POLÍCIA MILITAR MINISTRO JARBAS PASSARINHO
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Data: 28/08/2023
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A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), desde 2005 tem se mostrado uma importante iniciativa para estimular o estudo da matemática entre os estudantes brasileiros. Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da preparação dos alunos para essa competição, o presente trabalho foi realizado com alunos do 9º ano do ensino fundamental e com alunos do ensino médio da escola pública seletiva - 4º Colégio da Polícia Militar Ministro Jarbas Passarinho da cidade de Sobral-CE. O método utilizado consistiu na resolução sistemática de questões de edições anteriores da competição, seguido de discussões em grupo sobre as estratégias utilizadas e as dificuldades encontradas. Para avaliar a eficácia do método, foram aplicadas avaliações diagnósticas iniciais e finais aos participantes, a fim de mensurar o grau de conhecimento prévio, bem como o aprendizado adquirido ao longo do programa. Os dados também acolheram um aumento no número de estudantes que obtiveram sucesso na competição em relação aos anos anteriores. Esses resultados sugerem que a resolução de problemas é uma estratégia eficaz para a preparação dos alunos para a OBMEP, proporcionando um aprendizado mais significativo e uma melhor compreensão dos conteúdos matemáticos. Além disso, ressaltam a importância de programas de preparação voltados para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, que podem contribuir para o sucesso dos alunos em competições matemáticas e, consequentemente, para a melhoria da educação matemática no país.
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JOSÉ EDVAN DA SILVA FERREIRA
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UM ESTUDO DAS PROGRESSOES ARITMÉTICAS, GEOMÉTRICAS E SUAS VARIAÇÕES
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Data: 29/08/2023
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O objetivo deste trabalho É estudar as sequências conhecidas como Progressões Aritméticas e Geométricas de primeira e segunda ordens, construídas a partir de relações de recorrências de seus termos gerais, bem como suas propriedades e algumas aplicações na resolução de problemas. Além disso, realiza-se um estudo de suas variações denominadas aqui como Progressões Harmônicas de primeira e segunda ordens e as progressões mistas, construídas a partir do produto dos termos de uma Progressão Aritmética com uma Progressão Geométrica (Progressões Aritmético-Geométricas) e a partir da soma dos termos das Progressões Aritméticas e Progressões Geométricas (Progressões Geométrico-Aritméticas). Por fim, é abordado a aplicabilidade dos conteúdos desta dissertação, em particular das Progressões Harmônicas e das Progressões Mistas, no Ensino Básico, para que possa melhorar a compreensão dos discentes nestes assuntos.
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JOABE DOS SANTOS DAMASCENO
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EQUAÇÕES DIOFANTINAS LINEARES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO JOGOS MATEMÁTICOS
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Data: 25/09/2023
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Este trabalho tem como objetivo investigar se é razoável ministrar o assunto Equações Diofantinas Lineares no Ensino Médio de maneira satisfatória. Neste sentido, foram destacadas, da própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC), algumas habilidades do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que possuem uma relação com as equações em questão e, desta forma, foi verificado que os alunos do Ensino Médio tiveram acesso aos principais pré-requisitos para estudar as Equações Diofantinas Lineares como, por exemplo, divisão euclidiana e máximo divisor comum. No decorrer do trabalho, apresentamos, também, a Teoria Elementar dos Números e em seguida, abordamos aspectos matemáticos e históricos sobre as Equações Diofantinas Lineares. Amparados pela metodologia de pesquisa conhecida como Engenharia Didática e pela Metodologia Ativa da Gamificação chegamos a outro objetivo da pesquisa que foi elaborar uma sequência didática sobre as Equações Diofantinas Lineares para alunos do Ensino Médio, utilizando jogos de tabuleiro. Uma vez elaborada a sequência didática e confeccionados os jogos, foram selecionados dois grupos de alunos da EEMTI Adahil Barreto Cavalcante, formados por alunos do 1o ano e 3o ano do Ensino Médio. Após a aplicação das etapas da sequência conclui-se que os estudantes foram instigados, ainda que de maneira superficial, a conhecerem detalhes sobre as Equações Diofantinas Lineares e algumas de suas aplicações no cotidiano. Além disso, percebeu-se que é possível abordar este assunto no Ensino Médio, mas que devem ser consideradas restrições como escolher preferencialmente turmas que tenham matemática em seu itinerário formativo.
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JEFFERSON TORRES MACHADO
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A METODOLOGIA DE ENSINO SEQUÊNCIA FEDATHI: UMA ABORDAGEM DA GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA NA 1a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
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Data: 29/09/2023
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A geometria é relevante para a compreensão das propriedades dimensionais da realidade e produção de um cenário mais favorável à existência humana por permitir que os sujeitos atuem de modo crítico sobre o mundo. No entanto, alguns desafios têm se apresentado no cenário escolar, prejudicando que estudantes e professores desempenhem uma relação favorável à aquisição desse conhecimento. Assim, o presente estudo buscou analisar a Sequência Fedathi como alternativa metodológica para o ensino de Geometria Plana na 1a série do ensino médio a partir das concepções da didática da matemática e pesquisa ação de viés qualitativo. Dito isso, foram aplicados questionários compostos de perguntas abertas e realizadas sessões didáticas fundamentadas pela Sequência Fedathi para responder como essa metodologia pode contribuir para a aprendizagem em geometria. Nesse contexto, percebeu-se a necessidade de mudanças no modo de ensino predominante nas escolas, o método convencional, dado que não tem respondido às exigências por aulas dinâmicas e interativas nas quais os estudantes elaboram o pensamento lógico-dedutivo sem se limitarem ao uso de fórmulas memorizadas para solucionarem os problemas. Observou-se também que a Sequência Fedathi, experimentada nessa pesquisa, produziu o estímulo postulado pelos estudantes com a inserção de elementos importantes para a aprendizagem, como o contraexemplo e o acordo didático. Nessa perspectiva, os professores agem como mediadores do processo formativo, enquanto os aprendizes atuam de forma autônoma e são protagonistas da própria formação. Por fim, fundado nas reflexões oriundas dessa investigação, conclui-se que a Sequência Fedathi é uma proposta formativa significativa para a obtenção de melhores resultados no ensino de geometria plana quando comparados com a metodologia convencional, pois os princípios basilares da metodologia Fedathi mostraram-se eficientes para o ensino de geometria plana.
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NAIARA HOLANDA FALCÃO
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A INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO NOVO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE UMA DISCIPLINA ELETIVA
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Data: 23/11/2023
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Diante das dificuldades e falta de informações enfrentadas pelos alunos da escola pública, sobre a temática de educação financeira, visto que durante as aulas de matemática quando abordava esse assunto os alunos não tinham nenhum conhecimento e ainda havia preconceito quanto a falar sobre dinheiro, quanto ganha ou até mesmo de investimentos e aposentadoria, pois essa temática nunca foi abordada durante toda sua vida estudantil bem como em casa. Portanto percebendo esse contexto, esse trabalho aborda essa temática. Com o objetivo de aprofundar aprendizagens relacionadas com as Competências Gerais da BNCC e as áreas de conhecimento, consolidar a formação integral dos alunos, contribuir com a realização de seus projetos de vida, criar oportunidades para os alunos vivenciarem experiências que promovam a sua formação pessoal, profissional e cidadã. Este trabalho baseia-se em pesquisa bibliográfica formativa, crítica e descritiva a respeito da criação de uma eletiva do novo ensino médio. Mostramos a criação de uma eletiva a ser aplicada na 1ª série do ensino médio, trazendo embasamentos teóricos das aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver, competências e habilidades, quais os objetivos de aprendizagem da eletiva e a organização da eletiva a partir dos eixos estruturantes do novo ensino médio. Com sugestões de conteúdos e atividades a serem trabalhadas com a finalidade de incentivar os alunos, possibilitar que eles realizem suas construções de conhecimento dando mais significado aos assuntos estudados, bem como relacionar os temas ao seu cotidiano. Buscou-se apresentar uma sequência metodológica de conteúdos voltados para a Educação Financeira e como ela pode impactar a vida de alunos, através da participação em uma disciplina ELETIVA do novo ensino médio, ou seja, mostrar que o estudo aplicado da Educação Financeira tem diversas finalidades que contribuem para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade como um todo.
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